Uma mulher de 63 anos é a primeira morte pelo novo coronavírus no Rio de Janeiro, segundo confirmação, da manhã desta quinta-feira (19), da Secretaria de Estado de Saúde do Estado e a prefeitura de Miguel Pereira. Esta é a quinta morte por covid-19 confirmada no Brasil.
Além desse, um segundo caso de um homem de 69 que morreu na terça-feira (17) em Niterói também está sob investigação.
Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro. A mulher teve contato com sua patroa, que havia viajado à Itália, país com alta incidência de casos da covid-19, foi submetida a teste e teve confirmada a doença.
"Estamos todos consternados e tristes. Meus sentimentos a familiares e amigos. Esse vírus nos atinge a todos. É momento de reflexão e de pensarmos nos que mais amamos. É por isso que reforço para que as pessoas não saiam de casa, que orem e que acompanhem todas as orientações do Ministério da Saúde e da nossa Secretaria de Saúde, para que sigamos juntos unidos contra esse mal que assola o mundo”, lamenta o governador Wilson Witzel.
A mulher, que era diabética e hipertensa, apresentou sintomas no domingo (15), segundo a Secretaria. Deu entrada em um hospital do município na segunda (16), apresentou piora no quadro e morreu na terça (17), quando o material chegou para a análise do laboratório do estado. Ela teve contato com paciente confirmado que viajou ao exterior.
“Quero também expressar a minha solidariedade a essa família. Faço um apelo à população que acredite na gravidade da situação e siga as orientações das autoridades de evitar sair de casa e ir a unidades de saúde sem necessidade. Reforço que nós não vamos descansar na luta para que casos como esses ocorram em menor número possível”, diz o secretário de Saúde, Edmar Santos.
O prefeito Rodrigo Neves, de Niterói, cidade do Rio de Janeiro, confirmou, nesta quinta-feira (19), que a morte de um idoso de 69 anos na cidade foi causada pelo novo coronavírus. Ainda será feita a contraprova para confirmação. Caso diagnosticado, será a primeira fatalidade pela covid-19 no estado fluminense. O caso não está entre o balanço do Ministério da Saúde, que divulgou quatro mortes no Brasil até essa quarta-feira (18).
Segundo informações do O Globo, o paciente morreu na noite de terça-feira (17) no Hospital Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A viúva da vítima está internada na mesma unidade de saúde e apresenta quadro de saúde estável, de acordo com o jornal.
"Ao que tudo indica, o exame aponta para o coronavírus. Infelizmente, tudo indica isso. O primeiro exame confirmou, mas falta o segundo ainda. Ele contraiu do enteado, que veio de uma viagem do exterior", disse o prefeito Rodrigo Neves em entrevista a um jornal local.
O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, afirmou que o resultado da contraprova vai demorar alguns dias, sem especificar quantos. Até o momento, Niterói tem cinco casos confirmados de coronavírus.
Subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, na última quarta-feira (18). Até essa quarta-feira (17), quatro mortes estão confirmadas, todas no estado de São Paulo. Estão em investigação 11.278 casos suspeitos e outros 1.841 já foram descartados. Em pernambuco, o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19) em aumentou de 19 para 22, na quarta-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os três novos casos, do Recife, são de transmissão local e/ou comunitária. Atualmente, são monitorados 485 casos suspeitos da doença.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.