O Ministério da Saúde criou um canal para informar a população sobre à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, nesta quinta-feira (26). A ferramenta usa um robô de atendimento automático com as principais informações relacionadas ao vírus, como, por exemplo: a doença, prevenção, formas de contaminação, tratamento, protocolo de atendimento para profissionais de saúde e combate às fake news.
>> Trabalhadores informais receberão vale de R$ 600 durante crise do coronavírus, confirma Bolsonaro
>> Bolsonaro "vende" remédio contra coronavírus e fala que povo foi enganado sobre vírus
>> Com 77 mortes, Brasil tem 2.915 casos de coronavírus
>> OMS reforça pedido de isolamento social contra coronavírus
Para cadastrar o WhatsApp e receber as informações, é preciso mandar um "oi" para o número (61) 9938-0031 ou clicar no link oficial do WhatsApp. Essa parceria com o Facebook/WhatsApp, de acordo com o Ministério da Saúde, vai reforçar a estratégia de comunicação do Governo brasileiro. O canal também vai viabilizar o recebimento de insumos, materiais e equipamentos para combate ao novo coronavírus. Podem doar: Pessoas físicas, jurídicas, organizações internacionais e demais países.
Na manhã desta quinta, a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco lançaram o aplicativo web "Atende em Casa - Covid-19", que garante aos recifenses orientações virtuais sobre o novo coronavírus. A plataforma permite uma classificação de risco do paciente e, se necessário, uma vídeochamada (teleorientação) com enfermeiros ou médicos. A ferramenta, que pode ser acessada por celular (smarthphone) ou computador, é indicada para os pacientes que apresentem sintomas gripais, que podem ser causados pelo novo coronavírus ou pelo vírus Influenza, por exemplo.
Desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Google, Pitang, Brany e Fábrica de Negócios, o “Atende em casa - Covid 19” será primeiramente disponibilizado para os moradores do Recife. Posteriormente, o Governo do Estado vai expandir a experiência para outros municípios da Região Metropolitana.
A pessoa que desejar utilizar o aplicativo deve acessar o atendeemcasa.pe.gov.br do computador ou do smartphone e colocar suas informações pessoais como CEP, nome completo, idade e número de telefone, além de responder a um questionário sobre os sintomas que está tendo. Após isso, o aplicativo dirá se trata-se de sintomas leves, em que o paciente deve ficar ou casa ou se trata-se de sintomas mais graves. Caso seja diagnosticada com sintomas graves, a pessoa irá receber uma chamada de vídeo de médicos ou enfermeiros que irá dar as orientações necessárias. Se o paciente não puder falar por vídeo, a ligação poderá ser feita apenas por áudio.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.