De forma simbólica, funcionários do Aeroporto Internacional do Recife e de outros cinco aeroportos brasileiros geridos pela Aena Brasil paralisaram suas atividades durante um minuto, nesta quarta-feira (27), para prestar respeito e homenagem às vítimas da covid-19. O País já passou dos 390 mil casos confirmados da doença e, até o momento, tem mais de 24 mil mortos.
>> Trabalhador do turismo reflete imagem da desolação causada por coronavírus
>> Depois do óleo, turismo de Pernambuco encara pesadelo do coronavírus
>> Não vai haver fechamento de aeroportos no País, diz ministro da Infraestrutura
A homenagem aconteceu simultaneamente às 12h, nos terminais do Recife, de Maceió, Aracaju, Campina Grande, João Pessoa e Juazeiro do Norte.
Durante a pandemia, os terminais aéreos têm tido um papel essencial no transporte de equipamentos de combate à pandemia, aparelhos hospitalares, de proteção aos profissionais da saúde e da população, além de material biológico, como os coletados para a realização de exames.
Nesse contexto, o Aeroporto Internacional do Recife tem se destacado como um hub de distribuição desse tipo de carga, consolidando-se como um dos principais centros de distribuição do País.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.