O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, compartilhou nas redes sociais, nesta sexta-feira (9), uma foto que mostra a "técnica da mãozinha", criada por uma enfermeira do Brasil para acalmar pacientes internados com covid-19.
"Nenhuma palavra pode expressar minha admiração pelos profissionais de saúde na linha de frente nesta pandemia e as maneiras incríveis que estão encontrando para confortar seus pacientes. Há muito que devemos aprender com vocês e fazer para ajudá-los e protegê-los!", escreveu o diretor da OMS.
A técnica consiste em duas luvas amarradas e cheias de água quente, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e levar calma a quem está solitário em leito de hospital.
"A mão [do paciente] estava muito fria. Enrolei em algodão ortopédico e atadura, que é uma prática prevista na enfermagem, mas não funcionou", contou a enfermeira ao G1.
"Pensei em molhar a mão dele com água morna, mas por causa do risco de contaminação, a ideia não era boa. Pensei mais um pouco e coloquei a água morna dentro das luvas cirúrgicas e envolvi na mão dele", acrescentou.