Atualizada no dia 08/06
Fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, o pastor R.R. Soares está internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, com covid-19. De acordo com informações do UOL, o missionário chegou ao hospital em Copacabana na sexta-feira (4). Nesse domingo (6), o filho do religioso e deputado federal David Soares (DEM-SP) atualizou sobre o estado de saúde do pai em um grupo de WhatsApp que reúne os integrantes da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) na Câmara, segundo informações do O Globo.
"Meus irmãos, bom dia. Peço primeiramente desculpas pelo silêncio. Foram dias complicados. Agradeço as orações pelo nosso missionário. Em momento algum ele foi intubado", escreveu. "Está consciente e já dialoguei com ele hoje por vídeo. Está com voz firme, corado, e com os exames excelentes. Venceremos, com a ajuda de Deus e todo o apoio médico que estamos tendo. Deus abençoe a todos e contamos com vossas orações", completa a mensagem.
No mesmo dia, a equipe do pastor atualizou o público nas redes sociais. "Estamos vencendo, depois de dias de tribulação. Agradeço pelas orações de todos. Continuo na batalha pela restauração completa e a melhora tem sido contínua. Sigam firmes na fé, conto com vocês! Obrigado e que Deus os abençoe. #AVoltaDaVitoria #JuntosVenceremos #RRSoares."
Leia também:
- Quem é R.R. Soares, missionário que vendeu "água milagrosa" contra a covid-19 e está intubado com a doença
- RR Soares: Igreja se pronuncia pela primeira vez sobre estado de saúde do missionário, que está internado com covid-19
- Pastor R. R. Soares é internado às pressas com covid-19
- Com ritmo atual, Pernambuco seria um dos últimos estados do Brasil a terminar vacinação contra a covid-19; entenda os motivos
- Covid-19: Secretaria de Saúde de Pernambuco divulga resultado de nova análise sobre variante que predomina atualmente no Estado
- Renan Calheiros: CPI da Covid pretende convocar Carlos Bolsonaro para depor sobre 'gabinete paralelo'
A Igreja Internacional da Graça de Deus também se pronunciou sobre o estado de saúde do seu principal líder. A mensagem foi dada por um pastor, durante um culto transmitido pelas redes sociais.
“Aleluia, glória a Deus, tem muita gente perguntando do missionário soares. Deixa eu dizer para você que está acompanhando agora. O missionário Soares, graças a Deus, está cada vez melhor e Deus dando a vitória sempre. Agradeço a vocês que oraram pelo nosso pastor, missionário RR Soares. E, com alegria, agradeço a vocês, dando a notícia: Missionário está ótimo! Está bem! Nunca foi intubado. Depois, ele vai contar com mais detalhes, dando o testemunho dele. Logo, logo, vai estar conosco. Que nosso Deus seja louvado! Agradeço a equipe médica. Aos nossos irmãos em Cristo que estão rezando por ele. Nosso missionário é muito querido e louvado seja Deus”, disse o pastor.
A unidade de saúde, entretanto, ainda não divulgou oficialmente o estado de saúde do religioso. Segundo apuração do portal A Tribuna, do Rio de Janeiro, o religioso foi intubado por apresentar dificuldade para respirar.
Mesmo com a internação do missionário, suas contas nas redes sociais permanecem com atividade. Na manhã do sábado (5), por exemplo, uma mensagem foi publicada por volta das 7h com os dizeres: "Algo que ninguém deve fazer é insurgir-se contra os mandamentos do Senhor e atender às tentações enviadas pelo diabo". Um vídeo também foi publicado em seu canal no YouTube.
R.R. Soares e a covid-19
Declarações de R.R. Soares chamaram a atenção desde o início da pandemia da covid-19, quando ele chegou a prometer curas milagrosas para a doença que já matou mais de 470 mil brasileiros. Ele pedia doações para a igreja enquanto anunciava métodos para supostamente livrar os fiéis do coronavírus, incluindo uma oração-comando e a venda de uma "água consagrada".
O pastor tem 73 anos e, portanto, está no grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19. Apesar disto, não há informações sobre se ele chegou a tomar o imunizante ou não.
Quem é R.R. Soares?
Romildo Ribeiro Soares, 73 anos, conhecido como R.R. Soares, cresceu em Muniz Freire, no interior do Espírito Santo, e chegou ao Rio de Janeiro em abril de 1964. Quatro anos depois, passou a se dedicar à igreja. Um programa exibido na antiga TV Tupi, a partir de dezembro de 1977, deu início ao que seu site oficial denomina do "maior trabalho de evangelismo já visto em um canal brasileiro de televisão".
O pastor é próximo do presidente da República, Jair Bolsonaro, o qual já deu várias declarações negando a gravidade da pandemia. Em depoimento à CPI da Covid no mês passado, o ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten informou que R.R. Soares dá "conselhos" ao presidente.
Atualmente, o missionário é dono da RIT TV, uma emissora UHF, e da Nossa TV, operadora de TV paga. Ele tem ainda programas como Show da Fé, que é exibido pela Band e Rede TV!.