A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina contra covid-19 da Pfizer/BioNTech para adolescentes a partir de 12 anos no Brasil.
A agência informou que analisou estudos realizados pela BioNTech indicando a segurança e a eficácia da vacina para este público. Após a decisão da Anvisa, a bula do imunizante irá indicar a nova faixa etária.
> Por que os brasileiros estão preferindo tomar a vacina da Pfizer?
A vacina da Pfizer contra a covid-19 foi a primeira a receber o registro de uso definitivo no Brasil, e é o único entre os autorizados no País com indicação para menores de 18 anos.
Em maio, a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos já havia autorizado o uso do imunizante da Pfizer em adolescentes entre 12 e 15 anos. Na Europa, a vacinação em maiores de 12 anos com este imunizante também foi aceita.
Na noite de quinta-feira (10), uma nova remessa do imunizante da Pfizer, com 936 mil doses da vacina, chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
No total, o Ministério da Saúde recebeu da farmacêutica 2,3 milhões de doses da vacina, somente nesta semana. Na terça-feira (8), chegaram em solo brasileiro cerca de 527 mil doses. Na quarta (9) foram 936 mil doses.
O ministério prevê o recebimento de mais de 12 milhões de doses do imunizante no mês de junho. Os dois contratos fechados com a farmacêutica preveem um total de 200 milhões de doses até o fim deste ano.
Mais de 5,9 milhões de doses da Pfizer/BioNTech foram enviadas para todo o Brasil.