A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) antecipou para esta quarta-feira (30) a entrega de 3 milhões de doses da vacina Oxford-Astrazeneca contra covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Inicialmente, esta remessa seria entregue na próxima sexta-feira (2).
Segundo a Fiocruz, a antecipação foi possível por conta da liberação de lotes pelo controle de qualidade, que ocorreu no início da semana. Cerca de 148 mil doses ficarão no Rio de Janeiro.
Desta forma, a fundação chega a 65,9 milhões de doses entregues ao PNI, incluindo as 4 milhões de vacinas importadas do Instituto Serum, na índia. Só no mês de junho, foram fornecidos mais de 18 milhões de imunizantes.
A Fiocruz tem ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para entregas semanais da vacina até 23 de julho.
- Vacinação da covid-19 modifica perfil de pacientes internados em Pernambuco
- Vacinas salvam todo ano 6 milhões de vidas no mundo
- Medir anticorpos após a vacinação contra covid-19 é desnecessário
- Quatro dias após recebimento, Ministério da Saúde ainda não distribuiu 3 milhões de vacinas da Janssen doadas pelos EUA
Pernambuco recebe novo lote
Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz. As 113.250 imunizantes chegaram ao Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, por volta das 11h. Agora, Pernambuco totaliza 2.743.420 unidades da Astrazeneca/Fiocruz recebidas desde o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.
Do aeroporto, os insumos seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para separação dos montantes que cabem a cada cidade pernambucana, e que serão enviados às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) na manhã desta quinta-feira (1º), onde ficarão à disposição dos municípios para retirada.