Estudantes são premiados em concurso cultural sobre Revolução de 1817

A atividade faz parte das comemorações do bicentenário da revolução
Editoria de Cidades
Publicado em 31/08/2017 às 18:29
A atividade faz parte das comemorações do bicentenário da revolução Foto: Foto: Amanda Rainheri/ JC


Dezoito alunos da rede pública receberam ontem, das mãos do governador Paulo Câmara, premiações referentes ao concurso cultural Revolução de 1817: Pernambuco na luta pelos ideais. A atividade faz parte das comemorações do bicentenário da revolução. Na ocasião, também foi lançado um selo comemorativo à data.

Participaram da competição 62 escolas, de 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), totalizando 642 inscrições. O concurso foi dividido nas categorias redação e vídeo, para os níveis fundamental e médio. Os primeiros lugares receberam tablets, os segundos smartphones e os terceiros um kit literário.

Entre os vencedores estão Alessandra Waleska Santos e Rute Vitória Coimbra, estudantes do 8º ano da Escola Santo Inácio de Loyola, em Olinda, Grande Recife. A dupla conquistou o segundo lugar na categoria vídeo, do ensino fundamental. O trabalho tratou sobre a invisibilidade da mulher negra na revolução. “Escolhemos esse tema porque não tinha muita informação sobre o assunto e queríamos um desafio. Ao fim do trabalho, constatamos que pouca coisa mudou”, contou Alessandra.

A professora de história Jaciara Moura, que orientou as estudantes, se orgulha do resultado. “É muito gratificante. A Revolução de 1817 ainda é pouco retratada nos livros de história. Cabe a nós, pernambucanos, falarmos dela.”

TALENTOS

Para o governador, o concurso ajudou a revelar talentos. “Fiquei muito entusiasmado com o que vi. São redações e vídeos que recuperam nossa história.” Paulo Câmara participou ainda do lançamento do selo dos Correios comemorativo ao bicentenário. Ao todo, 180 mil unidades circularão em correspondências por todo o País.

TAGS
revolução de 1817 concurso cultural
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory