TI da III Perimetral: linhas têm mudança de itinerário em estudo

Com inauguração do terminal no sábado, linhas tiveram aumento no tempo de viagem
Cidades
Publicado em 30/01/2018 às 7:32
Com inauguração do terminal no sábado, linhas tiveram aumento no tempo de viagem Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


Além de um pequeno ajuste na extensão de duas das seis linhas que atendem ao Terminal Integrado da III Perimetral, inaugurado sábado no Cordeiro, Zona Oeste do Recife, uma mudança maior no itinerário de outras três linhas já está sendo estudada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Isso porque, ao mudar o trajeto dos ônibus da Avenida Caxangá para a Avenida Maurício de Nassau, o tempo de viagem aumentou e o acesso dos usuários à Avenida Caxangá ficou mais difícil, gerando grande insatisfação dos usuários.

“O aumento do percurso das linhas de Roda de Fogo, Torrões e Monsenhor Fabrício foi de apenas um quilômetro, mas os ônibus acabam trafegando por vias já congestionadas e isso realmente aumentou o tempo de viagem”, reconhece o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu. O tempo gasto a mais pelos 4,8 mil passageiros que saem do subúrbio para o Centro nessas linhas ainda não foi dimensionado.

Além disso, as pessoas que antes desciam na Avenida Caxangá hoje precisam ir até o terminal e pegar outro ônibus, no sentido inverso, para voltar até ela, pois o percurso a pé pode chegar a 1,5 quilômetro. “Estamos buscando aproximar o itinerário da Caxangá para minimizar o desconforto”, destaca Melibeu. Se um percurso viável não for encontrado, a saída será aumentar a quantidade de coletivos em operação no TI da III Perimetral.

PROJETO É MAIOR

O problema pode vir a ser bem maior. Para que o Corredor Leste-Oeste de BRT funcione como planejado, todos os ônibus convencionais serão retirados da Avenida Caxangá para vias alternativas. São 19 linhas, incluindo quatro bacuraus. Vale salientar que o projeto era para a Copa de 2014, mas ainda tem pendências, inclusive do Terminal da IV Perimetral, previsto para junho.

"Antes, eu levava menos de uma hora para chegar na cidade. Agora estou levando mais que isso e é período de férias”, reclama a vendedora Simone de Castro, 45 anos. "Isso foi feito para dificultar a vida do passageiro. Antes, nós tínhamos mais linhas indo direto para a cidade. E agora são seis linhas para uma única de BRT", complementa a auxiliar de secretaria Melissa Tavares, 24.

Atualmente, há seis linhas de BRT trafegando na Avenida Caxangá. André Melibeu salienta que os usuários têm a opção de sair do terminal e utilizar uma delas na Estação Getúlio Vargas, por meio de integração temporal, com o bilhete eletrônico, em um prazo de duas horas. “A cada dois minutos uma passa”, diz.

O outro ajuste realizado foi a ampliação de 400 metros no trajeto das linhas Sítio das Palmeiras e Avenida do Forte, que passam do TI e retornam, a fim de que os usuários andem menos.

TAGS
III perimetral terminal integrado Corredor Leste-Oeste MUDANÇAS
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory