RELIGIÃO

Fiéis lotam santuário no último dia da 115ª Festa do Morro da Conceição

As missas estão sendo celebradas a cada hora. A procissão de encerramento, nesta tarde, é o ponto alto

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/12/2019 às 9:57
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A 115ª Festa do Morro da Conceição, iniciada no dia 28 de novembro, chega ao fim neste domingo (8). Com missas desde 0h, a movimentação é intensa no santuário Imaculada Conceição do Morro, na Zona Norte do Recife. O ponto alto da celebração, que traz o tema "Maria, mãe de um povo ferido", é a procissão de encerramento, à tarde.

Alexandre Gondim/JC Imagem
Domingo (8) marcou o último dia de celebrações para a Nossa Senhora da Conceição - Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
Milhares de fiéis foram à procissão - Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
Todos querendo agradecer - Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
A fé contagiou a todos - Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
- Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
- Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
- Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
- Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
- Alexandre Gondim/JC Imagem
Alexandre Gondim/JC Imagem
- Alexandre Gondim/JC Imagem
 Leo Motta/JC Imagem
O dia 8 de dezembro é dedicado à santa - Leo Motta/JC Imagem
 Leo Motta/JC Imagem
Santuário espera receber 2 milhões de devotos - Leo Motta/JC Imagem
 Leo Motta/JC Imagem
Muitos católicos aproveitaram para pagar promessas - Leo Motta/JC Imagem
 Leo Motta/JC Imagem
Ambulantes aproveitaram a festividade para vender água e fitas - Leo Motta/JC Imagem
 Leo Motta/JC Imagem
Pessoas de todas as idades compareceram à festa - Leo Motta/JC Imagem
 Leo Motta/JC Imagem
Devotos aproveitaram a festividade para acender velas para a Santa - Leo Motta/JC Imagem
 Leo Motta/JC Imagem
A maioria dos devotos participa da festividade todos os anos - Leo Motta/JC Imagem
 Leo Motta/JC Imagem
Último dia da 115ª Festa do Morro - Leo Motta/JC Imagem

Vestindo azul e branco e mesmo sob sol forte, muita gente sobe a ladeira a pé e se acomoda aos pés da santa para pagar promessas e fazer pedidos. A funcionária pública Sonia Maria de Paiva, 66 anos, vai todos os anos ao Morro para agradecer pela saúde. "Eu tive um câncer de mama e ela me curou, há oito anos. A promessa é para sempre, até eu morrer", disse.

A empregada doméstica Cristiane Silva Araújo, 33, foi para agradecer, primeiramente, por seus filhos. "Venho todo ano e nunca vou deixar. A primeira promessa foi para meus filhos. Em segundo lugar, meu trabalho. Minha devoção é muito especial. Eu amo Nossa Senhora do fundo do meu coração. Tudo que eu peço a ela, eu alcanço", relatou emocionada.

Procissão de encerramento

A partir das 16h, o padre João Carlos acolhe os fiéis com cânticos e louvor, em preparação para a Santa Missa campal de encerramento. A procissão de encerramento terá concentração a partir das 14h, no estacionamento da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, bairro do Recife, e a saída acontece às 15h. A procissão seguirá pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte e Estrada do Morro da Conceição (descida dos veículos) até a Praça da Conceição, em um percurso de aproximadamente oito quilômetros.

O carro-andor, com réplica de Nossa Senhora, será levado por força humana dos Guardiões do Andor, com cerca de 300 representares do Terço dos Homens.  O arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido presidirá a Solene Celebração Eucarística de Encerramento, com previsão para o início às 18h, logo após a chegada dos romeiros.

A expectativa dos padres missionários redentoristas, administradores do Santuário Nossa Senhora da Conceição nos últimos quatro anos, é receber dois milhões de pessoas nos 12 dias da festa.

Ambulantes comemoram vendas

Muitos ambulantes aproveitaram o último dia da festa para conseguir uma renda extra. Com o sol forte e o calor, o vendedor João Eduardo da Silva Neto, 27 anos, vendeu quase todo o estoque. "Estou trabalhando desde ontem de manhã e pretendo ficar até começar a procissão. Aproveitei a festa para ganhar dinheiro. O sol está ajudando bastante", disse. 

Michele Maria da Silva, 34, é artesã, mas aproveitou o evento vender água e salgados. "A movimentação está maravilhosa. Você vende 20 fardos por dia. Está calmo, sem agitação, sem problema nenhum. Como meu ateliê é em casa, eu optei por vim pra cá com a minha família. Acaba que a gente está mais brincando do que trabalhando", explicou.

Trânsito e transporte

Os bloqueios acontecem nos cruzamento do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro. Nestes pontos, o acesso de veículos está restrito apenas aos moradores, devidamente identificados com comprovante de residência.

O Grande Recife afirmou que, após o Largo Dom Luis, próximo ao Supermercado Mais Você, foi implantada uma parada provisória atendendo as outras 11 linhas que passam pelo local: 330 – Casa Amarela/CDU; 517 – Córrego do Inácio; 612 – Morro da Conceição; 621 – Alto Treze de Maio (Príncipe); 622 – Vasco da Gama (Cabugá); 623 – Vasco da Gama (João de Barros); 624 – Brejo (Conde da Boa Vista); 631 – Nova Descoberta (Cabugá); 632 – Alto do Refúgio (Cabugá); 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 – Largo do Maracanã.

Especificamente a linha 612 – Morro da Conceição teve seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain até 23h30 deste domingo (08). Já os ônibus da linha 622 – Vasco da Gama (Cabugá) terão seu itinerário modificado, no sentido cidade/subúrbio, na noite da sexta-feira até o fim da operação no domingo. Neste período, os veículos farão o seguinte itinerário: Avenida Norte, Rua Vasco da Gama.

No TI Macaxeira, seis linhas estão realizando 25 viagens a mais. São elas: 202 – Barro/Macaxeira (Várzea); 207 – Barro/Macaxeira (BR-101); 601 – Bola na Rede/Macaxeira; 1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira; 902 – Mirueira/Macaxeira e 948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira. Nestas viagens, os demais terminais integrados estarão fechados. Por isso, os pontos de retorno serão na BR-101.

Com o objetivo de facilitar o embarque e desembarque de passageiros na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, o Grande Recife tornou a parada de nº 110044 – em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco –, temporariamente, seletiva. Com isso, ela atenderá apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira (Avenida Norte).

Programação cultural

Padre Damião Silva e Banda - 11h - Palco

Padre João Carlos - 16h - Palco

Celebrações religiosas

Desde 0h deste domingo (8), as missas estão sendo rezadas a cada hora, intercalando celebrações dentro do santuário e no palco externo.

Missas no Dia de Nossa Senhora da Conceição                                                                                                               

0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h - Missas Palco                                                                                                                                     

1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 12h - Missas Santuário     

Últimas notícias