As pessoas que quiserem celebrar nesta terça-feira (24/12) o nascimento do menino Jesus com orações e muitas músicas religiosas têm como opção a tradicional Missa de Natal, comemoração cristã celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Este ano, a celebração volta a acontecer em frente ao comando da Polícia Militar de Pernambuco, no Derby, área central do Recife. Em 2018, devido a questões administrativas com o governo de Pernambuco, a missa foi transferida para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Boa Vista, no antigo Colégio Nóbrega.
A programação começa às 19h, com uma Cantata Natalina do Coral do Movimento Pró-Criança. Em seguida, às 20h, terá início a Missa da Vigília de Natal. A expectativa da Arquidiocese de Olinda e Recife é receber mais de seis mil pessoas, público que compareceu à celebração em 2017, ainda realizada no Quartel do Derby. “Acreditamos que terá muita gente. Em 2017, colocamos seis mil cadeiras e todas foram ocupadas. É uma tradição. As pessoas gostam porque é uma missa campal, agradável, festiva”, afirmou dom Fernando Saburido.
No site e nas redes sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife, o sacerdote convida os fiéis para a celebração no Quartel do Derby e lembra a importância do Natal para a fé dos cristãos. “A verdadeira fé no Filho de Deus feito carne é inseparável do dom de si mesmo, da pertença à comunidade, do serviço, da reconciliação com a carne dos outros. Na sua encarnação, o Filho de Deus convidou-nos à revolução da ternura. Essas são algumas das palavras do Papa Francisco, que merecem nossa reflexão”, diz dom Fernando Saburido.
Também nesta terça-feira, o bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, preside a Missa da Vigília natalina na igreja de Casa Forte, no Recife, a partir das 20h. Em seguida, acontecerá uma apresentação de pastoril. Já na quarta-feira (25/12), a partir das 8h, dom Limacêdo celebra Missa de Natal na casa das irmãs Franciscanas do Santíssimo Sacramento, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, e à noite, às 19h, presidirá a Missa de Natal na igreja da Madre de Deus, Recife Antigo e em seguida, os moradores da comunidade do Pilar vão receber alimentos.
Amanhã, a celebração é dos evangélicos. A partir das 19h, acontece o Culto de Natal no templo central da Assembleia de Deus, localizado na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Pelo segundo ano consecutivo a cerimônia deixa de ser realizado em frente ao Comando da Polícia Militar, no Derby. As razões da transferência foram as mesmas da mudança da celebração dos católicos. Mais de quatro mil pessoas são esperadas. Haverá um coro com aproximadamente 300 vozes e mais de cem músicos.