Coletivo Grão Comum estreia 'Pro(FÉ)ta', peça sobre Dom Helder

Última obra da Trilogia Vermelha, obra ganha sessões no Teatro Arraial
JC Online
Publicado em 17/01/2018 às 14:12
Última obra da Trilogia Vermelha, obra ganha sessões no Teatro Arraial Foto: Divulgação


Ainda dentro das estreias locais no Janeiro de Grandes Espetáculos, o Coletivo Grão Comum e Gota Serena encenam Pro(FÉ)ta – O Bispo do Povo, quarta-feira (17), às 19h, no Teatro Arraial. A obra foca em Dom Helder Câmara e encerra a Trilogia Vermelha, investigação do grupo sobre pensamentos de esquerda através dos vieses da cultura, educação e religião.

Os dois primeiros trabalhos do projeto, dedicados ao cineasta Glauber Rocha e ao sociólogo Paulo Freire, já deixavam claro o processo do Grão Comum, fundamentado no dialogismo. Textos que conversam entre si e tomam a história dos biografados como referência, mas não se encerram neles. Outra característica é o contato com o público, que é convidado a imergir na experiência.

O BISPO VERMELHO

No caso de Dom Helder, figura importante no combate à ditadura militar, às torturas praticadas pelo regime e às injustiças sociais, essa aproximação entre artistas e plateia tem início às 18h, em frente ao Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, que simboliza o velório do padre Henrique, assassinado em 1969. De lá, às 19h, todos seguem juntos para o teatro.

Como foco da dramaturgia está a luta de Dom Helder em defesa dos direitos humanos, assumindo um papel ativo no processo de aproximação da igreja com o povo. A direção é de Júnior Aguiar, que também atua, a peça conta também com Daniel Barros e Márcio Fecher. Há nova sessão na quinta-feira (18) também às 20h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia).

TAGS
Janeiro de Grandes Espetáculos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory