A terceira noite das Mostras Competitivas de Curtas-metragens do Cine PE 2005 terá três filmes em exibição.
Na Mostra Pernambuco, o segundo título de animação da categoria: O gaivota, de Raoni Assis. De acordo com a sinopse, O gaivota é uma história de ascensão e decadência de um antigo carro de luxo e de uma família de mecânicos que tiveram suas vidas atravessadas por ele. A trilha sonora traz nomes da cena musical recifense, como Juliano Holanda, Expedito Baracho, Walter Areia, Tom Rocha e a banda Variant.
Dois filmes da Mostra Curta Brasil vão disputar as atenções dos espectadores hoje à noite, no Cinema São Luiz. O primeiro é Palace Hotel, do mineiro Cao Guimarães. A sinopse do filme não diz quase nada, exceto os nomes de José Oncinha, Zé Boa, Sancinho... Mas Cao é sempre surpreendente. Há dez, no próprio Cine PE, ele ganhou o Prêmio Especial do Júri pelo filme Da janela do meu quarto, que teve um enorme repercussão em festivais do país inteiro. Além disso, Cao tem um obra cinematográfica invulgar desde então.
O segunda curta é a produção paulista Vestibular, de Toti Loureiro e Ruy Prado. De acordo com a sinopse, trata-se de um ficção em que Márcio, diante uma última chance de entrar no curso de medicina, submerge em um universo de competição, paranoia e violência. A trilha sonora do filme tem composições de J.S. Bach e Charles Trenet.