1817: Percorra os caminhos da revolução no Recife

Centro do Recife e Seminário de Olinda foram pontos marcantes da Revolução de 1817
Marcela Balbino
Publicado em 07/03/2017 às 7:05
Foto: Arte JC


As águas do Capibaribe viram a execução dos revolucionários que tomaram o poder por 75 dias em 1817. No Largo do Erário, onde hoje é a Praça da República, caía por terra o movimento de independência à Coroa Portuguesa, planejado e executado por pessoas com ideais iluministas e inflamadas pelos pensamentos da Revolução Francesa. A história é marcada por traições, sangue, convicções e embates.

Às margens do rio, que anos mais tarde João Cabral de Melo Neto chamaria de “cão sem plumas”, os revoltosos fincaram suas bases políticas e transferiram o governo para o Erário Régio, nas cercanias de onde está hoje o Palácio do Campo das Princesas.

Hoje, dois séculos depois, o local já não existe, mas o Baobá fincado na praça foi testemunha de toda a revolta. O busto de Maurício de Nassau exposto defronte ao Palácio do Campo das Princesas marca o ponto exato onde os confrontos da Revolução Constitucionalista Pernambucana se desenrolaram. Após a insurgência, o local passou a ser chamado de Campo de Honra. O Palácio, atual sede do governo do Estado, só veio a ganhar esta função em 1841, pelo governador Francisco do Rego Barros. 

PRESIDENTE DO IAHGP FAZ TOUR POR PEÇAS DA REVOLUÇÃO:

 

O grau de importância do ato para a construção política dos ideais de independência foi igualmente sangrento na retaliação aos envolvidos. Não bastava apenas punir os que lutaram, era necessário expor seus corpos como bandeira de repressão. E assim aconteceu com o padre João Ribeiro Pessoa, que se enforcou tão logo viu o fogo revolucionário ser apagado por ordens reais.

Os emissários da Coroa desenterraram seu corpo, cortaram-lhe os braços e o decapitaram. A cabeça ficou exposta em praça pública.

Quem passa hoje pela frente do Palácio do Campo das Princesas e sente a brisa suave das palmeiras não imagina que lá já serviu de palco para enforcamentos. Antônio Henrique Rabelo, o padre Antônio Pereira de Albuquerque, Amaro Coutinho, Domingos Teotônio Jorge, José de Barros Lima, a quem chamavam o “Leão Coroado”, José Peregrino Xavier de Carvalho e o vigário Tenório estão na lista dos que morreram em nome da Revolução de 1817.

MUDANÇAS

Após 200 anos terem se passado desde que Leão Coroado enfiou a espada na barriga do brigadeiro Manoel Joaquim Barbosa de Castro e precipitou toda a batalha, as ruas do Recife se alargaram, comércios cresceram e fecharam. Colégios católicos viraram hotel de luxo, que depois tornou-se órgão público. A expansão imobiliária mudou o cenário histórico, mas ainda é possível refazer os caminhos da revolução.

 

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory