CINERÁRIAS

Francisco Brennand cria urnas para o cemitério Morada da Paz

Peças feitas em cerâmica são inspiradas em símbolos cristãos primitivos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/03/2018 às 13:24
Morada da Paz/Divulgação
Peças feitas em cerâmica são inspiradas em símbolos cristãos primitivos - FOTO: Morada da Paz/Divulgação
Leitura:

O artista plástico pernambucano Francisco Brennand desenvolveu dois modelos de urnas cinerárias para o cemitério Morada da Paz, em Paulista. "No processo de cremação, que está de alguma maneira associado às queimas da cerâmica, verifiquei também um processo de transmutação. Eu diria uma ressurreição", afirma o artista no material feito para divulgar o lançamento.

"Pessoalmente, escolhi a cremação após a minha morte, quando posso imaginar um corpo sem vida entrar no forno e sair ressurreto", continua Brennand.

Cristianismo

As peças em cerâmica, de de 20x15cm e 25x16cm, foram inspiradas em símbolos do Cristianismo primitivo. O estoque é limitado. "Os primitivos cristãos oravam e faziam suas cerimônias nas catacumbas. Seus ritos, portanto, eram os mais simples e despojados de qualquer pretensão artística", explica Brennand, que completa: "Pensando em um desenho apropriado para as urnas funerárias onde seriam depositadas as cinzas após a cremação, planejei utilizar tudo o que havia de mais simples e primitivo como forma, tendo como timbre indelével uma cruz".

Uma das urnas tem um formato cúbico e a esférica é apoiada sobre uma base que lembra a cauda de um peixe. "O peixe foi um dos símbolos mais primitivos do Cristianismo nascente", explica Francisco Brennand.

 

Últimas notícias