Administração espanhola no Aeroporto do Recife começa em março

Governo do Estado confirmou que operação iniciará depois do Carnaval
Thiago Wagner
Publicado em 21/01/2020 às 19:05
Governo do Estado confirmou que operação iniciará depois do Carnaval Foto: Foto: Infraero/Divulgação


A operação da Aena no Aeroporto do Recife começará em março, após o Carnaval. A confirmação foi dada pelo diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, que se reuniu com o Governo de Pernambuco, nesta terça-feira (21), no Palácio do Campos das Princesas.

“Pernambuco tem, nos últimos anos, avançado na questão da aviação. Hoje, o Aeroporto do Recife é o mais movimentado do Nordeste, e nós queremos que continue assim: com conforto, pontualidade e qualidade dos serviços. Para isso, contamos com a parceria da Aena Brasil, que se comprometeu a iniciar as ações no mês de março. Além disso, a empresa também se comprometeu a, até abril, apresentar o plano de investimentos e as etapas para que o nosso aeroporto continue sendo referência no Nordeste, porta de entrada para quem vem da Europa e, acima de tudo, um hub de opções para o turismo e a economia de Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara.

>>  Aeroporto do Recife bate recorde de movimentação em 2019

>>  Aeroporto do Recife é o 7º mais pontual do mundo entre terminais de médio porte; veja ranking

>> Aeroporto do Recife ganha novos voos para Buenos Aires e Montevidéu, mas perde os de Rosário e Córdoba

Santiago Yus explicou que o plano de investimentos, previsto para acontecer ao longo dos 36 meses após o início das operações da Aena Brasil, está sendo analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “O plano remete às ações em infraestrutura do aeroporto, como, por exemplo, check-in, segurança, embarque. Tudo tem que ser melhorado”, frisou Santiago, complementando que algumas ações imediatas, entretanto, serão realizadas até junho deste ano. “Entre essas ações estão a reforma de sanitários, melhorias na iluminação e na acessibilidade”, completou.

A Aena Brasil já iniciou as operações nos aeroportos de Juazeiro do Norte (CE) e de Campina Grande (PB). O cronograma segue com os de Maceió (AL), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), que também compõem o bloco de aeroportos do Nordeste arrematado pela empresa espanhola no leilão do ano passado.

SOLUÇÕES URBANAS DISCUTE ENTRAVES DO TURISMO

O Seminário Soluções Urbanas – Turismo, realizado no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, no dia 27 de novembro, foi o ponto alto de uma discussão sobre os potenciais e entraves do turismo em Pernambuco iniciada no domingo (24 de novembro) no Jornal do Commercio e demais veículos do SJCC. A série de reportagens que antecedeu o evento elaborou um panorama detalhado do setor no Estado. 

Estiveram na pauta temas como o descompasso entre os investimentos e a governança público-privada do turismo nos litorais Norte e Sul, o desafio de desenvolver a atividade de forma sustentável em Fernando de Noronha, a necessidade de requalificação do Centro de Convenções de Pernambuco para que o Recife retome sua posição no segmento de negócios e os caminhos para a interiorização do turismo, que passa por acessos viários bem pavimentados e pelo crescimento da aviação regional, entre outras questões. 

Hoje, o turismo representa apenas 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco. Muito pouco diante da diversidade de atrativos naturais e culturais do Estado. No País, o setor responde por 8,1% do PIB nacional (US$ 152,2 bilhões) e 7,3% dos empregos. Em âmbito mundial, o índice chega a 10% do PIB, sendo o turismo responsável pela geração de um em cada dez empregos. Trata-se do segundo setor de maior crescimento no mundo, atrás apenas do de manufaturas. Em 2018, o turismo cresceu 3,9% no mundo, contra 3,2% da economia global.

Experiências inspiradoras

Além de apresentar os problemas que ainda impedem o Estado de aumentar sua receita turística, as reportagens também apontaram experiências inspiradoras de outras partes do País. Em síntese, elas mostram a importância de investir em infraestrutura, diversificação de atrativos, capacitação e promoção para prover os destinos turísticos de boas condições para receber os turistas, a partir da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

O seminário sobre turismo foi o segundo de uma série de discussões que o SJCC está promovendo para discutir questões essenciais ao crescimento dos municípios e do Estado. O primeiro, sobre habitação, aconteceu em setembro, e os próximos, que ocorrerão no primeiro semestre de 2020, serão sobre mobilidade e saneamento. “O modelo segue o mesmo: debate precedido por jornalismo de qualidade e evento relevante para expor o debate e trocar ideias. O compartilhamento de experiências tem sido o grande legado do projeto Soluções Urbanas. Abre perspectivas, alarga o debate. Foi assim no evento sobre habitação, foi assim agora com o turismo. Ganham principalmente nossos consumidores de informação, em todas as plataformas”, destaca o diretor de Redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira.

O Seminário Soluções Urbanas - Turismo conta com o apoio da CVC.


TAGS
Aeroporto do Recife Aena turismo Pernambuco
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory