Redução da maioridade penal tramita no Senado

Previsão que é o tema seja debatido na CCJ da Casa até o início de março
JC Online
Publicado em 09/01/2018 às 6:47
Previsão que é o tema seja debatido na CCJ da Casa até o início de março Foto: Foto: Leo Motta/JC Imagem


Outro tema recorrente à questão da segurança pública no Brasil e que sempre volta a ser debatido é a redução da maioridade penal dos 18 para os 16 anos. No Senado, tramita a PEC 33/2012, que prevê a aplicação da medida em crimes como tortura, tráfico de drogas, terrorismo, além de múltipla reincidência em lesão corporal grave e roubo qualificado. No seu relatório, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) propôs que apenas um promotor especializado em infância e Juventude possa propor ao Poder Judiciário que o adolescente seja julgado como maior de idade.

Em entrevista do jornal O Globo, na semana passada, Ferraço afirmou que há um acordo com o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), Edison Lobão (PMDB-MA), para que o projeto seja colocado em votação após o início de março. Em entrevista à Rádio Senado, em novembro, Lobão afirmou que o projeto já foi debatido na Comissão algumas vezes, mas que não teve votos suficientes para ser aprovado.

Na opinião do presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, os jovens precisam estar inseridos em atividades que os afastem do mundo da criminalidade. “Um problema que a gente tem é a ausência de escolas ou de atividades em tempo integral para crianças e adolescentes. Esse debate sobre maioridade penal é uma forma de desviar o foco do que a gente precisa, que é um olhar voltado, por parte do Estado, de oportunidades para que esses jovens dirijam suas atenções e suas energias para atividades produtivas”, disse.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A opinião é compartilhada pelo promotor de Execuções Penais, Marcellus Ugiette, do MPPE. “De que adianta dizer que, a partir de agora, o menor, para determinados crimes, ele vai ser julgado como de maioridade, se não é feito nada para esse jovem não entrar na criminalidade? Ao lado do rigor da lei ou do Estatuto da Criança e do Adolescente, a gente tem também que fazer um aporte fortíssimo na questão da inclusão social desse adolescente”, afirmou.

TAGS
maioridade penal tramitação senado Marcellus Ugiette assistência social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory