Michelle Obama e sua popularidade fazem campanha junto a Hillary

A menos de doze dias das eleições presidenciais, Hillary busca capitalizar a fama de uma das figuras mais populares da política americana
AFP
Publicado em 27/10/2016 às 14:18
A menos de doze dias das eleições presidenciais, Hillary busca capitalizar a fama de uma das figuras mais populares da política americana Foto: Foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP


Michelle Obama realizará nesta quinta-feira sua primeira aparição junto a Hillary Clinton na campanha pela Casa Branca, dando seu peso como primeira-dama à candidata democrata, que busca atrair o voto das mulheres.

Mais popular que seu marido, a primeira-dama foi uma pouco frequente, mas contundente força na campanha eleitoral de 2016, com discursos poderosos contra o candidato republicano, Donald Trump, e a favor de Hillary.

A advogada de 52 anos não hesitou em atacar a retórica estridente do magnata e o que chamou de "intolerável" conduta sexual em relação às mulheres.

As pesquisas dão a Hillary, que busca ser a primeira mulher a dirigir a maior potência mundial, um domínio sobre as intenções de voto feminino, reforçado após as controvérsias envolvendo Trump pelas acusações de conduta inapropriada com mulheres.

A menos de doze dias das eleições presidenciais, Hillary busca capitalizar a fama de uma das figuras mais populares da política americana.

Michelle Obama subirá ao palco com Hillary em Winston-Salem, Carolina do Norte, um dos estados chaves das eleições de 8 de novembro.

A ex-secretária de Estado está na frente nas pesquisas, com uma vantagem de 5,4% em relação a Trump, segundo a última média das pesquisas do Real Clear Politics.

"Sinto-me realmente bem, cheia de energia, trabalhando duro", disse Hillary aos jornalistas a bordo de seu avião na quarta-feira, quando completou 69 anos.

O encontro entre as duas primeiras damas - a atual e a ex - era quase impensável há oito anos: as primárias democratas de 2008, disputadas por Barack Obama e Hillary Clinton, foram amargas e tensas.

Mas as cicatrizes se fecharam e as duas mulheres, ambas nativas de Chicago, viram ser servido em bandeja de prata, por Donald Trump, um tema em comum: a defesa das mulheres, no âmbito das declarações misóginas e degradantes do republicano divulgadas em um vídeo de 2005.

Michelle Obama se tornou "nossa arma não tão secreta", reconheceu recentemente Brian Fallon, porta-voz de Hillary.

Pesquisas

O vídeo de 2005 no qual Trump se gaba do fato de seu status de celebridade lhe permitir tocar mulheres com impunidade abalou sua campanha.

Mas o empresário, de 70 anos, se orgulhou de uma nova pesquisa que o situa dois pontos acima - embora dentro da margem de erro - na Flórida, um estado que pode decidir o destino da eleição.

"Penso que teremos uma vitória espetacular", declarou Trump à CNN, mostrando-se disposto a abrir sua própria carteira para injetar recursos na campanha.

Na sexta-feira, Barack Obama fará campanha por Hillary na Flórida, um estado que venceu, embora por pouco, em 2008 e 2012; e o companheiro de chapa da candidata, Tim Kaine, também se apresentará neste estado.

A pesquisa da Bloomberg de quarta-feira situou Trump com 45%, contra 43% para Hillary, entre os possíveis eleitores na Flórida, uma margem muito apertada para um estado que o milionário não pode perder.

Segundo a média do Real Clear Politics, Hillary segue na frente por 1,6%.

Mas a pesquisa da Bloomberg documentou uma leve vantagem de Trump entre os eleitores independentes, que podem ter a chave da vitória na Flórida.

A Carolina do Norte votou pelo republicano Mitt Romney em 2012, mas o estado do sul se voltou para os democratas na atual campanha presidencial.

O apoio de Michelle Obama pode fazer a diferença para Hillary, que tem dois pontos de vantagem neste estado, mas depende de uma forte presença nas urnas da população negra.

TAGS
eleições eua Hillary Clinton michelle obama pesquisa
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory