Temer: situação no Congresso é melhor para aprovação da reforma da Previdência

'Conseguimos fazer uma comunicação muito adequada, esclarecendo para a população o que é a Reforma da Previdência', explicou Temer
Estadão Conteúdo
Publicado em 29/01/2018 às 9:06
'Conseguimos fazer uma comunicação muito adequada, esclarecendo para a população o que é a Reforma da Previdência', explicou Temer Foto: Foto: ABr


O presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira, 29, que a situação no Congresso já é "bem melhor" para a aprovação da reforma da Previdência. Temer mostrou otimismo sobre a possibilidade do projeto ser aprovado pelos deputados na volta do recesso parlamentar.

"Eu acho que a situação é bem melhor. Conseguimos fazer uma comunicação muito adequada, esclarecendo para a população o que é a Reforma da Previdência. Nós conseguimos esclarecer que a reforma não atinge os mais carentes. (Para) Quem ganha até dois salários mínimos ou até o teto da Previdência, não vai ter nenhuma diferença", explicou em entrevista nesta manhã ao Programa "Jornal Gente" da Rádio Bandeirantes.

Temer destacou também que o governo excluiu da reforma da Previdência os trabalhadores rurais e tratou com naturalidade as "angústias" de deputados em relação ao tema, por causa do clima de eleições.

"O período é um pré-eleitoral. É natural que deputados tenham angústias sobre a reeleição. Realmente divulgou-se que a Previdência ia acabar com todos os trabalhadores. Agora está mudando essa concepção. Quem não votar pela Previdência estará fazendo mal ao País", afirmou.

"Inverdade"

Temer pediu a oportunidade ainda de falar de uma "inverdade" sobre a mudança na idade mínima para aposentadoria. O presidente explicou que a alteração para 65 anos só irá ocorrer daqui a 20 anos. "Quem faz as contribuições hoje se aposenta com 55 anos. Daqui a 20 anos é que vai se estabelecer a idade (mínima) de 65 anos. É uma reforma muito suave, mas fundamental para o País".

O presidente defendeu que a Reforma da Previdência seja aprovada ainda este ano porque, caso isto não ocorra, continuará sendo um tema debatido nas eleições ou em próximos governos. "Se não aprovarmos a Previdência, ela será um tema permanente para candidatos este ano", disse.

Nota de crédito

O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira, 29, que é "muito provável" que o rebaixamento da nota de crédito do Brasil seja revisto pela agência de classificação de risco S&P Global Ratings caso a Reforma da Previdência seja aprovada em 2018.

"A agência de rating rebaixou nota do Brasil porque achou que a Reforma da Previdência não seria aprovada. Se aprovar a reforma é muito provável que esta nota seja recuperada" disse.

O presidente afirmou ainda que o governo não deve ceder mais no projeto da reforma além do que já fez em relação ao texto original. Apesar disso, o presidente admitiu que o diálogo com o Congresso pode gerar algum tipo de modificação na proposta, sem especificar o que poderia ser.

Temer citou números da melhoria econômica que a reforma deve gerar para o País e voltou a destacar que "um milhão de servidores públicos representa metade do déficit previdenciário" "Não estamos fazendo nada mais que aplicar o princípio de igualdade previsto na Constituição. Será que o trabalhador público trabalha mais arduamente que o trabalhador do setor privado?", questionou.

As afirmações foram feitas em entrevista ao vivo, concedida pelo presidente ao programa "Jornal Gente" da Rádio Bandeirantes, em São Paulo.

TAGS
reforma da previdência
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory