Secretário de Pesca afirma que peixes são 'inteligentes' e fogem do óleo

Seif Júnior defendeu sua tese em live ao lado do presidente Jair Bolsonaro nessa quinta-feira (31)
JC Online
Publicado em 01/11/2019 às 9:27
Seif Júnior defendeu sua tese em live ao lado do presidente Jair Bolsonaro nessa quinta-feira (31) Foto: Foto: Reprodução


O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, afirmou em live ao lado do presidente Jair Bolsonaro nessa quinta-feira (31), que o consumo de pescados no litoral do Nordeste está liberado porque os peixes são "bichos inteligentes" e desviam do poluente. Desde o dia 17 de outubro, mais de 200 praias da região foram afetadas por vastas manchas de petróleo cru.

“O peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo ali, capitão, ele foge, ele tem medo. Então, obviamente, você pode consumir o seu peixinho sem problema nenhum. Lagosta, camarão, tudo perfeitamente sano, capitão”, disse ele.

O secretario, que é formado em Administração de Empresas e Marketing, afirmou também que não há, segundo testes feitos pela pasta, nenhum animal contaminado e nem notificações do Ministério da Saúde sobre possíveis contaminações pelo óleo.

Bolsonaro titubeou e ressaltou que pode haver casos de animais marinhos que se contaminaram com óleo. “Obviamente, às vezes fica ali uma tartaruga na mancha de óleo, pra não falar que ninguém fica, né? Um peixe, um golfinho pode ficar. Mas, tudo bem”, explicou.

Após o vídeo circular nas redes sociais, o secretário foi ao Twitter e disse adorar "o mimimi". "Adoro o mimimi... amo! Nenhuma notificação pelo ministério da saúde de contaminação por consumo de peixe... todas contaminações por uso de thinner e diesel para remover óleo do corpo dos voluntários... plantas que possuem Serviço de Inspeção Federal reforçaram protocolos...", escreveu Seif.

TAGS
Pesca pescador PESCARIA oleo nas praias Destaque óleo praias
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory