Após um ano e sete meses da liberação da primeira faixa, a Via Mangue terá, enfim, seu segundo trecho liberado nesta sexta-feira (15). A liberação ao tráfego de veículos ocorrerá no domingo (17). A confirmação da entrega da obra, que custou mais de R$ 431 milhões, foi feita pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), na manhã desta terça (12), em entrevista à Rádio Jornal.
Apesar de boa parte dos recursos ser oriunda do governo federal, ainda não está confirmada a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) na inauguração. A petista esteve presente na liberação da primeira etapa, em junho de 2014. A obra era uma das promessas para a Copa do Mundo do Brasil, realizada naquele ano.
A Prefeitura afirma que foi feito o convite e aguarda a resposta do Palácio do Planalto sobre a presença da presidente. A assessoria de comunicação da presidência da República disse que não há nenhuma visita prevista ao Estado nos próximos dias.
"Em 2014, a gente abriu o caminho para o sul e agora vamos também abrir para o Centro, sempre beneficiando quem anda também de ônibus, fazendo a faixa azul", disse o prefeito. Após a liberação da Via Mangue no sentido Boa Viagem-Centro, haverá a instalação da Faixa Azul, o corredor exclusivo de transporte público, na Avenida Conselheiro Aguiar.
AMARELINHOS
Sobre a auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que apontou irregularidades na contratação de empresa terceirizada pela Companhia de Trânsito e Transporte (CTTU) para colocar nas ruas os orientadores de tráfego, mais conhecido como “amarelinhos”, o prefeito afirmou que irá apresentar esclarecimentos ao TCE.
"Acho que faltou ali talvez um esclarecimento, mas isso certamente vai ser esclarecido ao Tribunal de Contas. Tenho certeza que vai ficar tudo bem e que eles vão continuar nas ruas ajudando a nossa população", disse o socialista.
O TCE determinou a realização de concurso para as vagas. A Prefeitura irá recorrer.