Destaques e análises políticas do Brasil e Pernambuco, com Igor Maciel

Cena Política

Por Igor Maciel
Cena Política

Carlos Lupi diz que PDT defende voto impresso auditável há 26 anos, mas quer implantação aos poucos

Dentro do PDT, parte da bancada federal defende a mudança, mas essa defesa perdeu força depois que representantes de 11 siglas se uniram contra a proposta.

Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 09/07/2021 às 9:27 | Atualizado em 09/07/2021 às 9:33
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi - Foto: Elza Fiúza/ABr

O presidente nacional do PDT, em entrevista à Rádio Jornal, confirmou que o partido é favorável à mudança no sistema de votação, com implantação do voto impresso auditável, mas que faz isso há 26 anos e não acredita que dê pra fazer em todas as urnas de uma vez.

"Nós defendemos isso desde a época de Leonel Brizola. Mas, agora, não dá pra fazer a mudança em todas as urnas de uma vez. Pode-se fazer essa mudança gradual, mas tem que começar", explicou.

Dentro do PDT, parte da bancada federal defende a mudança, mas essa defesa perdeu força depois que representantes de 11 siglas se uniram contra a proposta. Até Aécio Neves (PSDB), que defendia a mudança, agora diz que é melhor discutir isso depois de 2022.

Hoje, há uma proposta intermediária, que começaria a implantar as impressoras em 3% das urnas já em 2022, como um teste. A questão é que isso já foi feito, em 2002. E os resultados foram péssimos.

Por isso não avançou.

Lupi está em Pernambuco para conversas com o PSB no Recife e no interior.

Na quinta-feira (8), ele almoçou com o prefeito do recife, João Campos (PSB) e com o governador Paulo Câmara (PSB). Em seguida, viajou pelo interior, onde teve conversas no Agreste, em Caruaru.

>>> Paulo Câmara e João Campos dizem que PSB só decidirá se apoiará Lula ou Ciro no primeiro semestre de 2022

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS