As buscas no Google mostram um termômetro do interesse do eleitor sobre os candidatos e sobre temas abordados por eles.
Durante o debate da Band, por exemplo, as buscas por Simone Tebet (MDB) dispararam. O interesse por conhecer a candidata cresceu e preocupou o PT, por exemplo.
Em Pernambuco, a reportagem do JC fez um levantamento sobre as buscas aos cinco principais candidatos, separado por cidade, e o resultado traz alguns fatos importantes.
Um deles é a falta de interesse por Danilo Cabral (PSB).
Danilo é um candidato inicialmente desconhecido do grande público. Apesar do trabalho como deputado, é bom lembrar que atuações legislativas costumam acontecer dentro de um público específico.
Danilo nunca disputou um cargo majoritário e é natural que, ao ser anunciado como candidato do PSB e do governo, houvesse interesse em conhecê-lo melhor. Não houve.
No levantamento, só há buscas pelo nome de Danilo, nos últimos 30 dias, em cinco cidades, entre os 184 municípios.
O maior volume de buscas é no lugar onde ele nasceu, em Surubim. Depois vem Garanhuns. Em seguida, Recife, Olinda e Jaboatão.
Mesmo assim, no Recife ele é menos buscado do que Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) e em Olinda é o menos procurado dos candidatos, empatado em último com Anderson Ferreira (PL).
Positivo
O levantamento, realizado pelo repórter Augusto Tenório, tem um ponto muito positivo para o candidato da Frente Popular e isso precisa ser observado. As buscas aumentaram bastante após o início do guia eleitoral. Na estreia dos programas em Rádio e Televisão, Danilo foi o mais buscado e depois aumentou a média diária em cerca de 50% do que vinha apresentando antes, apesar de essas buscas serem muito concentradas em Surubim, Garanhuns, Olinda, Recife e Jaboatão.
O fato é que a exposição fez com que houvesse um interesse maior em conhecer o candidato.
Nesta semana
Sobre o desempenho de Danilo, uma fonte da coluna, que acredita fortemente no crescimento do candidato, argumentou que, com a próxima pesquisa divulgada, já vai ser possível dizer se o socialista chega ao segundo turno ou não.
Segundo ele, com quase duas semanas de guia já será possível avaliar algo com mais consistência. Aguarda-se.
Agregador de pesquisas JC
Confira abaixo os números do agregador de pesquisas do JC com a Oddspointer: