OPINIÃO

Coronavírus: Ainda há 7,3 mil brasileiros no exterior tentando voltar para casa

O governo mobiliza suas representações diplomáticas em todo o mundo no esforço repatriar turistas brasileiros surpreendidos pelo fechamento de fronteiras em diversos países

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 27/03/2020 às 7:44
Nelson ALMEIDA/AFP
A medida ainda não está em vigor, aguardando só a publicação no Diário Oficial - FOTO: Nelson ALMEIDA/AFP

O governo mobiliza suas representações diplomáticas em todo o mundo no esforço repatriar turistas brasileiros surpreendidos pelo fechamento de fronteiras em diversos países. Até agora, já foram repatriadas cerca de 6.700 pessoas, mas ainda há aproximadamente 7.300 aguardando a oportunidade de voltar para casa. Portugal é onde há mais brasileiros tentando voltar: 1.810. Na Itália, onde a contaminação alarma o planeta, 790 brasileiros ainda aguardam a disponibilidade de voos de retorno. Um grupo de 60 brasileiros “acampou” no aeroporto de Lisboa, à espera de voo. As empresas aéreas que os levou cancelaram os voos de volta. Há também brasileiros tentando voltar da Austrália (430), Argentina (413), África do Sul (370), Espanha (307), Tailândia (300) França (254). O Itamaraty conseguiu libertar 198 estudantes brasileiros retidos no Paraguai. Outros 203 retornaram do Marrocos em um voo charter. Caso grave ocorria no Peru, mas o Itamaraty conseguiu repatriar mais de 1.200 turistas, incluindo 66 retidos em Cusco, em dois voos da FAB.

Brasil tem menor letalidade

A defesa do isolamento vertical proposta pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pode ter vindo de análise estatística relativamente simples. O Brasil é, atualmente, 18º na lista de países com mais casos de coronavírus do mundo, mas tem o menor índice de mortalidade entre os 25 da lista. Na prática, a cada um milhão de pessoas, apenas 0,4 morre. Na China, o índice de mortalidade é cinco vezes maior, nos EUA são dez vezes mais e, na Itália, o número é surreal: 340 vezes maior.

Infectados idem

O Brasil também tem o menor índice de infectados proporcionalmente à população dos 25 países: são 14 em cada milhão de habitantes.

Devastação

A República de San Marino tem apenas 208 casos e 21 mortes, mas é proporcionalmente o lugar onde o vírus foi mais contagioso e letal.

Luto

Até ontem, a Itália tinha 8.215 mortos, dobro da Espanha (4.145). Com 77 fatalidades, o Brasil aparece em 14º, pouco à frente de Turquia (75).

Elogio petista

Ao contrário do paulista João Doria (PSDB), o baiano Rui Costa (PT), sempre elogiado pelo equilíbrio, gravou vídeo elogiando a qualidade da reunião do presidente Jair Bolsonaro com os governadores do Nordeste.<EL2><EM>

Esqueçam

Aliás, apenas 24 horas depois de provocar um bate-boca, criticando pronunciamento de Bolsonaro em defesa do “isolamento vertical”, João Doria mudou de ideia e pediu a reabertura das indústrias.

Direito penal

O coronavírus abre as portas da prisão para ladrões e outros criminosos que jamais teriam essa colher-de-chá. Incapazes de soltar seus clientes por razões justas, advogados oportunistas apelam ao “risco de contágio”.

Surfando a crise

A crise do coronavírus permite quase tudo. Projeto do senador Jaques Wagner (PT-BA), ex-ministro de Dilma, quer suspender todas as ações judiciais com pedido de ordem de despejo e reintegração de posse.

Comentários

Últimas notícias