APROXIMAÇÃO

Apoio do 'Centrão' pode garantir a tranquilidade que o governo Bolsonaro nunca teve

Grupo reúne 351 deputados e ganhou nova denominação, 'blocão', fez sua estreia nesta quarta (22) no apoio explícito ao governo

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 23/04/2020 às 8:26 | Atualizado em 23/04/2020 às 8:27
CAROLINA ANTUNES/PR
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - FOTO: CAROLINA ANTUNES/PR

Centrão equilibra jogadas

Agora que o 'centrão' entrou em campo, o jogo vai ser diferente. O grupo reúne 351 deputados e ganhou nova denominação, 'blocão', fez sua estreia nesta quarta (22) no apoio explícito ao governo. O grupo tem voto para aprovar e rejeitar qualquer projeto, até emendas constitucionais. Seu apoio pode garantir a tranquilidade que o governo nunca teve. Mas, em política, como na vida, ajoelhou, tem que rezar: Bolsonaro pediu ao PP para indicar o novo presidente do ambicionado FNDE, órgão do MEC.
Com orçamento de R$60 bilhões, o FNDE é o sonho de consumo dos políticos: financia escolas, creches, merenda escolar, livro didático etc. O titular do FNDE será indicado pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e pelo líder do partido, deputado Arthur Lira (AL).

Recado direto

A escolha do FNDE para o PP estrear no governo não é casual: o órgão era feudo de Rodrigo Maia até seu protegido ser demitido em dezembro. Além das conversas com o PP, há dez dias, o presidente se entende com o MDB e até o DEM, chamado de 'traíra' por muitos bolsonaristas.

General

O general Eduardo Pazuello na secretaria executiva do Ministério da Saúde, dá tranquilidade ao ministro Nelson Teich e sinaliza a orientação do presidente Jair Bolsonaro de averiguar com discrição e rapidez supostas denúncias sobre contratos e compras da gestão de Luiz Henrique Mandetta. Seu estratégico Departamento de Logística (DLog), por exemplo, revelou incapacidade de fazer compras devidas para combate ao covid19 e curiosa destreza na relação com fornecedores.

Estranha sugestão

Há denúncia de que o DLog sugeria a fornecedores que procurassem financiar suas operações em bancos específicos, tipo BTG Pactual.

Problema

Aliados contaram ao Planalto peripécias atribuídas a Nano Jurgielewicz, um adjunto que Mandetta levou do Mato Grosso do Sul para o ministério.

Decisão histórica

Liminar do TRF-1 feriu de morte o vergonhoso cartório: as distribuidoras cancelaram contratos de compra de etanol e fez Agência Nacional do Petróleo (ANP) proibir usinas de venderem o produto direto aos postos. Ontem o desembargador federal Jirair Meguerian desfez o absurdo.

Flexibilização

Sociedade Brasileira de Infectologia considera que a flexibilização do isolamento é aceitável em cidades onde não tenham sido ocupados 50% dos leitos hospitalares e de UTI. No Distrito Federal, a ocupação é 5%.

Ministra forte

Não dão sossego à ministra Tereza Cristina (Agricultura). Além das tentativas de desestabilização do secretário de Assuntos Fundiários, partidos que têm conversado com o presidente Bolsonaro estão de olho no seu cargo. Mas a ministra continua na categoria dos 'imexíveis'.

Frase

É impossível um país sobreviver um ano, um ano e meio parado', Ministro Nelson Teich (Saúde) sobre a necessidade de flexibilização do isolamento.

Sem quarentena

Caiu em março, após o início da quarentena, o volume de 'ressarcimento de despesas' de deputados federais. Mesmo em casa, suas excelências espetam despesas para o contribuinte pagar: R$ 8,5 milhões.

Os repatriados

Já foram repatriados mais de 3.500 brasileiros em 14 voos fretados, e 2.400 repatriados em 30 ônibus. No
total, mais de 15 mil voltaram ao Brasil com ajuda de embaixadas e consulados.

Comentários

Últimas notícias