Diferentemente do Enem, no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) não há reaplicação das provas para quem estiver com covid-19. Caso algum candidato tenha sido infectado, ele realizará os testes nas mesmas datas que os demais concorrentes, com a diferença que fará o vestibular em um ambiente isolado.
Ao todo há 63.465 candidatos. Os primeiros a fazerem as provas, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, serão os alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio. Os feras do 3º ano, ou seja, do SSA 3, terão avaliação em 4 e 5 de fevereiro.
- Vejas as regras do vestibular seriado da UPE, o SSA, por causa da covid-19
- Escolas e creches municipais de Recife abrem matrícula para novatos entre 12 e 26 de janeiro
- Por causa da covid-19, prédios do Enem vão abrir meia hora mais cedo
- Prouni 2021: Pernambuco tem mais de 5 mil bolsas de estudo disponíveis na primeira seleção do programa
De acordo com pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, se o estudante adoecer até 14 dias antes da seleção ele deverá entrar em contato com a comissão para requerer atendimento especial.
"Caso o candidato tenha diagnóstico confirmado de covid-19 ou exame RT-PCR que comprove a doença, ele precisará solicitar regime especial de provas e apresentar laudo médico ou cópia do exame. A comissão vai analisar e definir o local em que o estudante responderá a avaliação", explica o pró-reitor da UPE. Uma das possibilidades é ficar no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), pertencente à universidade, e que tem leitos para pacientes com coronavírus.
DURANTE AS PROVAS
Se o adolescente apresentar sintomas durante a realização das provas, ele vai ser conduzido a uma sala específica para fazer os testes "em condições semelhantes aos demais candidatos sob a fiscalização dos colaboradores e orientação dos profissionais de saúde participantes da aplicação de provas", informa a universidade.
No SSA 1 estão inscritos 26.347 estudantes. Para o SSA 2 são 22.836 e para o SSA 3 há 14.282 candidatos.
Veja algumas das regras informadas pela comissão do vestibular
USO DE MÁSCARAS
* O uso de máscara facial de proteção, industrial ou caseira, é obrigatório para acesso ao prédio e durante todo o período de realização das provas por todos os participantes do certame. As máscaras devem cobrir integralmente o nariz e a boca.
* Todos os candidatos devem portar máscaras-reserva, acondicionadas em embalagem própria, que devem ser utilizadas também para o descarte da máscara utilizada. Recomenda-se a troca de máscaras a cada duas horas.
ACESSO AOS PRÉDIOS
* Tanto na entrada como na saída dos locais de aplicação das provas não será permitido aglomeração. Portanto, o candidato nesses dois momentos deve se abster de conversas em grupos e períodos de espera com distanciamento inferior a 1,5 metros entre os candidatos e colaboradores envolvidos. Nesta direção, não são permitidos cumprimentos como abraços e apertos de mãos.
* Em caso de necessidade, poderão ser utilizados termômetros para aferição de temperatura em sala de aula.
LANCHES E ÁGUA
* Está permitido levar água, sucos, doces e lanches devidamente acondicionados para consumo individual, bem como o uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo, mantendo a distância estabelecida.
LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO
* Todos os prédios serão sanitizados antes e após a realização das provas. Esses prédios foram devidamente checados e atendem os protocolos, inclusive, quanto ao número de pessoas circulantes durante a realização das provas.
* Será disponibilizado, em todas as salas, álcool em gel a 70% para higienização das mãos. Mas caso o candidato ache necessário, também poderá portar recipiente de álcool em gel a 70% para uso pessoal. Não será permitido, em hipótese alguma, portar outro tipo de álcool ou antisséptico para higienização das mãos.
* O uso de banheiros será controlado pela equipe de colaboradores, estando condicionado aos protocolos de higienização vigentes