Os professores da rede estadual de Pernambuco vão paralisar aulas e atividades presenciais e remotas nesta quarta-feira (18) para protestar a favor da atualização do piso salarial do Magistério. O ato, liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), será a partir das 9h, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, em Santo Antônio, área central do Recife.
>> O desafio do ensino híbrido: aula na escola e em casa ao mesmo tempo
>> Ano escolar perdido ameaça afetar renda e produtividade no longo prazo
Em entrevista à Rádio Jornal, o professor Fernando Melo, presidente do Sintepe, explicou que o Governo de Pernambuco disse, em reunião com a categoria, no dia 6 de novembro, que só estava atualizando o piso salarial para os professores que recebem salários inferiores a R$ 2.886.24. No Estado, segundo Melo, 5.611 profissionais da educação recebem o valor.
"Esse quantitativo de pessoas teria a atualização do piso e seria pago também o retroativo até 1º de janeiro deste ano, porém as pessoas que estão acima do piso terão seus vencimentos congelados. Ao informar essa situação, o governo aponta para um desmonte do nosso plano de carreira", disse.
Ainda de acordo com o presidente do Sintepe, o ato realizado nesta quarta será simbólico e não vai causar aglomeração, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Segundo o governo do Estado, as escolas estarão abertas normalmente nesta quarta-feira (18).