Os 2,4 milhões de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem conferir os gabaritos oficiais das provas objetivas e os cadernos de questões da versão impressa, divulgados no final da tarde desta quarta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação aconteceu nos dois últimos domingos (dias 17 e 24).
Para conferir, o participante deve acessar os materiais no portal do Inep ou por meio do aplicativo Enem. No primeiro dia houve provas de linguagens e ciências humanas, além de uma redação, único teste subjetivo. No segundo dia as provas foram de matemática e ciências da natureza. Cada teste teve 45 quesitos.
O Inep informou que duas questões foram anuladas: uma de ciências da natureza e uma de matemática. Segundo o Inep, a anulação de um item não compromete o processo de estimação da nota das participantes.
Isso porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.
O número correspondente das questões anuladas varia de acordo com a cor do caderno, assim:
Ciências da Natureza
Caderno 5 - Amarelo - Questão 114
Caderno 6 - Cinza - Questão 129
Caderno 7 - Azul - Questão 135
Caderno 8 - Rosa - Questão 94
Caderno 11 - Laranja - Questão 94
Caderno 12 - Verde - Questão 94
Matemática
Caderno 5 - Amarelo - Questão 141
Caderno 6 - Cinza - Questão 156
Caderno 7 - Azul - Questão 157
Caderno 8 - Azul - Questão 143
Caderno 11 - Laranja - Questão 143
Caderno 12 - Verde - Questão 94
LIBRAS
Os participantes que fizeram videoprovas em Libras também podem consultar todas as 180 questões referentes a essa modalidade do exame. Nesses casos, o material está disponível, em vídeo, no canal do Inep no YouTube. Os gabaritos das videoprovas também podem ser acessados, em PDF, no portal do Inep e no aplicativo Enem.
TREINEIROS
Os resultados do Enem 2020 serão publicados no dia 29 de março. Com o resultado, os candidatos podem concorrer a vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Pernambuco, as quatro universidades públicas integram o Sisu - UFPE, UFRPE, UPE e Univasf. Além dos institutos IFPE e IF Sertão-PE. Juntas, essas instituições terão mais de 15 mil vagas no Sisu 2021.
Para os “treineiros” — estudantes que estão no 1º ano ou 2ª ano do ensino médio e que realizam o Enem para testar seus conhecimentos -, o boletim individual com suas notas será publicado 60 dias após a divulgação dos resultados do exame, de acordo com o edital. Ou seja, somente no final de maio.
Enem digital
Para um grupo de 96.086 estudantes, o Enem será nos próximos dois domingos. Esses estudantes toparam participar da novidade da versão 2020 do exame, a avaliação digital. Serão também quatro testes objetivos, cada um com 45 questões, e uma redação. Apenas a dissertação deverá ser escrita no papel, como aconteceu no Enem tradicional. As demais provas vão ser respondidas em computadores instalados em locais definidos pelo Inep.