O Projeto Gradação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abriu 300 vagas para curso pré-vestibular. As vagas são destinadas para estudantes que cursam ou concluíram o ensino médio na rede pública ou privada na condição de bolsista.
Serão duas turmas, sendo 10% das vagas reservadas para travestis e transexuais, surdos (10%), e deficientes visuais (10%). As demais são destinadas para candidatos autodeclarados negros (20%), e os outros 50% para os oriundos de escola pública ou bolsistas.
>> Projeto da UFPE ajuda surdos para aumentar a inclusão no ensino superior público
Todas as aulas serão ofertadas na língua portuguesa, com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Haverá uma turma semanal, de segunda a sexta, das 13h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. O processo seletivo terá etapa única, que contará com entrevista de caráter eliminatório e/ou classificatório. Terá preferência o candidato que for de Pernambuco, e também o candidato que for de escola pública e tiver a idade mais avançada.
As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Projeto Gradação, e estão disponíveis até o dia 1 de abril de 2021. Os candidatos não selecionados serão remanejados.