Atualização às 22h45.
A página de divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 apresenta instabilidade de acesso no início da noite desta segunda-feira (29). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia informado que os resultados poderiam ser obtidos a partir das 18h, mas os candidatos estão relatando dificuldades para ingressar na plataforma. Muitos afirmam nas redes sociais que sequer conseguem acessar a página do Inep.
Nas redes sociais, muitos internautas reclamaram da situação. Uns com bastante bom humor, outros nem tanto. Confira:
Para Camilla Goes, que mora e estuda em Boa Viagem, no Recife, a situação beira a falta de consideração com os candidatos. Ela conta, em conversa com a reportagem do JC, que tenta acessar a plataforma há cinco horas. "Todos os meus amigos de sala de aula não estão conseguindo acessar. Isso é um descaso com os estudantes. O governo nem pra ter uma plataforma que preste, por mais que tenha muita gente acessando, mas existem tantas prioridades e a educação é sempre a última pra este governo", disse.
As notas individuais do Enem podem ser usadas para ter acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A terceiranista estuda no Colégio GGE e quer usar sua nota do Enem para ingressar em alguma universidade no curso de Medicina. A ansiedade para saber o resultado do exame, no entanto, vai continuar até que o sistema do Inep normalize. "Estou prevendo que só vou conseguir entrar amanhã ou depois".
De acordo com União Nacional dos Estudantes (Une), por conta dos atrasos e da lentidão do sistema, muitos estudantes estão se organizando para utilizar a hashtag #CadeANotaInep no Twitter, cobrando ao Instituto uma solução rápida para o problema.
- Candidatos já podem consultar as notas do Enem 2020
- Inep disponibiliza gabaritos da reaplicação do Enem 2020
- Confira o gabarito das provas do Enem digital
Em nota, o Inep informou que segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável pela plataforma, cerca de 45% dos candidatos conseguem acessar ao portal normalmente, enquanto o restante "enfrenta dificuldades devido à lentidão do sistema".
Além disso, o Instituto afirmou que o problema está sendo resolvido. "Os especialistas da empresa já identificaram a causa do problema e estão empenhados a solucionar a situação até o fim da noite. A previsão é que o sistema esteja completamente reestabelecido até meia-noite".
Acesso às notas
Acesse https://enem.inep.gov br/participante/#!/
No chat, clique em "Página do Participante - Entrar com gov.br"
Digite seu CPF, clique em "Avançar" e digite sua senha. Clique em "Entrar".
Na próxima página você deve selecionar qual edição do Enem deseja consultar, caso tenha prestado a prova mais de uma vez.