Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Candidatos do Sisu devem ficar atentos à lista de espera. Entenda como funciona

Somente quem não for aprovado em nenhuma das duas opções de inscrição poderá se candidatar aos remanejamentos

Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 09/04/2021 às 15:44 | Atualizado em 09/04/2021 às 15:47
Somente quem fez o Enem e não zerou a redação pode participar do Sisu - Marcello Casal JrAgência Brasil

Perto de encerrar o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - acaba às 23h59 desta sexta-feira (09) - muitos vestibulandos estão em dúvida sobre como funciona a lista de espera. No site do sistema há uma aba, na parte de cima, onde tem escrito Dúvidas. Lá o fera pode esclarecer algumas questões como essa da lista de espera.

Somente o estudante que não for aprovado em nenhuma das duas opções que se inscreveu poderá se inscrever na lista de espera, entre 13 e 19 de abril. Caso o candidato não acesse a página do Sisu neste período para confirmar o interesse em participar dos remanejamentos, ele ficará de fora. O MEC destaca que o candidato deve certificar-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

E o fera só vai concorrer no remanejamento no curso que colocou como primeira opção na inscrição? Não. "O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu", explica o MEC no site.

Um detalhe bem importante: as convocatórias para os remanejamentos são feitas diretamente pelas instituições de ensino. Portanto, a partir de 19 de abril é preciso ficar ligado nos sites das universidades para saber se foi ou não aprovado.

VAGAS

De Pernambuco, participam as quatro universidades federais - UFPE, UFRPE, Univasf e UFAPE - além da estadual UPE e dos institutos federais IFPE e IF do Sertão. Ao todo, para o Estado, serão 14.779 vagas no Sisu 2021.1 (nesse total foram incluídas, da Univasf, somente as 800 vagas dos câmpus que estão em Pernambuco, nas cidades de Salgueiro e Petrolina).

São 7.824 para ampla concorrência, destinadas aos jovens que estudaram em escolas particulares, e 6.955 para concorrentes pelo sistema de cotas por terem cursado o ensino médio na rede pública.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS