Para quem ainda não ingressou na faculdade ou pensa em fazer curso técnico, uma boa oportunidade é estudar no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Para o segundo semestre deste ano serão ofertadas 2.893 vagas em cursos técnicos e superiores, ministrados em 16 cidades onde a instituição tem câmpus.
Novamente, como ocorreu no início do ano, por causa da pandemia de covid-19, o vestibular será substituído por um processo seletivo que vai considerar as notas dos candidatos na educação básica ou no Enem. As inscrições são gratuitas. Começam na próxima segunda-feira (05) e seguem até 18 de julho.
No IFPE, 60% das vagas são reservadas para egressos de escolas públicas. Do total de vagas oferecidas, 377 são para cursos superiores; 2.129 para cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem já possui ensino médio e fará apenas a formação técnica); 352 para cursos técnicos integrado (para quem vai cursar ensino médio e curso técnico ao mesmo tempo); e outras 35 vagas na modalidade Proeja.
- UPE anuncia cronograma do SSA e mudanças no sistema de cotas para egressos de escola pública
- Prorrogadas inscrições para provas do Exame Supletivo 2021
- Professores da rede estadual de Pernambuco já podem se cadastrar para receber computador e internet bancados pelo governo
- Cai número de famílias que defendem fechamento de escolas na pandemia
- Aluno de escola pública e que vai concluir ensino médio em 2021 faz Enem sem pagar taxa
- Docentes da rede estadual de Pernambuco suspendem greve durante recesso escolar
O listão dos aprovados será liberado em 12 de agosto. As matrículas começarão em 16 de agosto, de acordo com cada câmpus. O início das aulas depende de cada unidade acadêmica também.
O IFPE tem câmpus em 16 cidades pernambucanas. Na Região Metropolitana há unidades no Recife, Abreu e Lima, Cabo, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Olinda e Paulista.
No interior do Estado a instituição está presente nos municípios de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.
COMO SERÁ A SELEÇÃO
Para os cursos superiores
O candidato escolhe se vai querer concorrer com a nota do Enem ou com o desempenho escolar. Se a opção for o Enem valerá o resultado dele no exame de 2016 a 2020. Quem preferir o histórico escolar deverá usar as notas que tirou na escola no 1º e no 2º ano do ensino médio.
Para os cursos técnicos subsequentes
O concorrente será avaliado com o seu desempenho no 1º e no 2º ano do ensino médio.
Para os cursos técnicos integrados
O estudante vai disputar as vagas com as notas que tirou do 6º ao 8º ano do ensino fundamental.
* O IFPE esclarece que não vai considerar as últimas séries (fundamental e médio) para não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia
PROGRAME-SE
Inscrições: de 5 a 18 de julho
Onde: no site da comissão do vestibular
Quanto: gratuito
Resultado: 12 de agosto
RETIFICAÇÃO
O IFPE informa que uma novidade nesta seleção é a abertura de um período para que haja retificação das inscrições. Como os candidatos precisam enviar documentação para concorrer no processo seletivo ocorre às vezes de mandarem algum documento errado ou incompleto, o que impossibilita deles continuarem no certame.
Por isso, será divulgada uma lista preliminar das inscrições no dia 26 de julho. Quem tiver a inscrição indeferida terá a chance de retificar dados ou documentos nos dias 27 e 28 de julho. Depois haverá uma nova análise da comissão do vestibular, que divulgará a relação final de inscritos em 4 de agosto.
DÚVIDAS
Para esclarecer dúvidas, o IFPE ampliou os serviços de atendimento aos candidatos. Um novo meio de se comunicar com a comissão do vestibular é por um canal virtual exclusivo.
Outra opção é comparecer presencialmente nos câmpus ou mandar e-mail ou telefonar. Os endereços eletrônicos, contatos e as informações relativas ao atendimento presencial em cada campus estão listados no edital.
Veja os editais com cursos e distribuição das vagas por câmpus:
Edital dos cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados