Acontece neste domingo, em todo o País, o segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Candidatos terão cinco horas, das 13h30 às 18h30, para responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, que envolve conteúdo de química, física e biologia. Vale as mesmas recomendações do primeiro dia de exame: chegar cedo ao local de prova (os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h), levar máscara, caneta fabricada em material transparente preta e documento oficial com foto.
Em Pernambuco a avaliação acontece em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, lembra que os estudantes que não compareceram ao primeiro dia do exame podem realizar as provas amanhã. Mas nesse caso, levarão zero nos testes de redação, linguagens e ciências humanas.
- Professores dão dicas para segundo dia de provas do Enem
- Bolsonaro volta a criticar Enem e diz que gostaria de questão sobre ditadura
- DPU pede reaplicação do Enem para estudantes do Complexo do Salgueiro, no RJ
- A 10 dias para o SSA 1 e SSA 2, da UPE, veja quais filmes e livros cobrados nas provas
- Vestibular seriado da UPE, o SSA, passa por mudanças a partir de 2022. Entenda
"Muita gente vai para o segundo dia de provas pensando no primeiro dia. A regra de ouro é: esqueça. Foque nos próximos testes", observa o professor de biologia Fernando Beltrão. Ele diz que o fera deve relaxar, respirar, repor e relojar durante as provas. "Relojar significa ver quantas questões fez e acompanhar o tempo. Ao respirar, o oxigênio dá energia. Repor é tomar água e comer um docinho, um chocolante, algo que também dê energia e hidratação. E relaxar é alongar-se, se esticar durante o exame", afirma Fernandinho.
Professor de física e química, Bruno Machado também reforça a importância de ficar atento ao tempo para resolução dos quesitos. "A principal habilidade é detectar o mais rápido possível o nível de dificuldade da questão para decidir se vale resolver logo ou não. Investir onde tem mais chance de retorno. O tempo é um recurso no Enem muito importante", observa Bruno, que sugere ao fera começar respondendo as questões da disciplina de que ele mais gosta.
Em matemática, o professor Marcelo Menezes orienta os candidatos a iniciarem o teste pelas perguntas que têm figuras, gráficos ou textos mais curtos. "Melhor evitar começar por questões de probabilidade e combinatória pois são assuntos que requerem mais concentração. E não vale se preocupar se não conseguir resolver de imediato. Se não sabe, pula e vai para a próxima. E se tem certeza da resposta, já marca logo no gabarito", afirma Marcelo.
Fera de medicina, João Henrique Raposo, 18 anos, está tranquilo. "Tenho facilidade com matemática, até sou monitor na escola. E gosto muito de biologia. Acho que farei boas provas", diz o vestibulando, aluno do 3º ano da Erem Simon Bolívar, escola estadual que fica no Curado 2, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele fará o exame no Centro do Recife. "Vou sair mais cedo pois domingo passado o ônibus atrasou. Cheguei no horário, mas tive medo de perder o Enem", comenta João.
TRÂNSITO
No Recife, os dois locais com mais candidatos do Enem ficam no mesmo bairro: a Unicap e a Unibra, na Boa Vista. Portanto, é melhor sair de casa com bastante antecedência. Domingo passado houve engarrafamento nas ruas próximas
BARULHO
Candidatos reclamaram do som de grupos de maracatus no Recife Antigo. Caso haja qualquer perturbação, a orientação é acionar a Polícia Militar, pelo número 190. A Secretaria de Defesa Social mobilizou 2.183 PMs para fazerem a segurança próximo aos locais de provas e no acompanhamento dos malotes de provas até os prédios.
HORÁRIOS
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Saída liberada: 15h30
Fim das provas: 18h30
O QUE LEVAR
* Cartão de inscrição
* Carteira de identidade ou outro documento oficial com foto (cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas; passaporte, Carteira Nacional de Habilitação e Carteira de Trabalho e Previdência Social)
* Caneta preta fabricada em material transparente
Importante!
O candidato impossibilitado de apresentar a via original do documento de identificação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e submeta-se à identificação especial, com coleta de informações pessoais. O mesmo procedimento é valido para quem apresentar documentação original danificada.
DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO
O participante que precisa da Declaração de Comparecimento no Enem 2021, para fins de confirmação de sua presença no segundo dia do exame, deve emitir o documento, disponível na Página do Participante. A declaração deve ser impressa e apresentada ao chefe de sala antes de o inscrito entrar na sala de provas.