É nesta sexta-feira (08) que os estudantes que fizeram o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 1 e 2 no ano passado, da Universidade de Pernambuco (UPE), saberão suas notas individuais, acessando a página do processo seletivo. A comissão do vestibular prevê liberar a consulta aos resultados à tarde, mas não estipulou horário certo.
O SSA 1 é realizado por alunos do 1º ano do ensino médio e do SSA 2 pelos do 2º ano. As provas foram realizadas em dezembro.
As notas serão colocadas no página do processo de ingresso. Há duas maneiras de conferir o desempenho dos candidatos.
Uma delas será o listão com os nomes de todos os participantes. Ao lado de cada nome haverá a média geral do estudante. Nesse caso, qualquer pessoa pode ver essa lista.
A segunda possibilidade é acessar a página na área restrita aos candidatos. Para ver as notas, terá que colocar o CPF do estudante e a senha cadastrada no momento da inscrição. Por esse caminho, é apresentado um resultado mais completo: há a nota por prova.
Segundo o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, são mostradas também a maior e a menor nota. É uma boa para que o vestibulando compare seu desempenho.
ACESSO AO RESULTADO INDIVIDUAL - SSA 1
ACESSO AO RESULTADO INDIVIDUAL - SSA 2
FORMATO
No vestibular seriado, os alunos realizam três provas, ao final de cada série do ensino médio. Com o resultado das três avaliações é calculada uma média. Com essa nota o candidato concorre a vagas de graduação.
A escolha pelo curso só é feita no SSA 3. Na composição da média final, o SSA 1 vale 30%, o SSA 2 também 30% e o SSA 3, 40%.
- Concluinte do ensino médio em 2022 de escola pública faz o Enem de graça
- Enem 2022: aluno concluinte do ensino médio pode fazer a prova de graça. Saiba como
- UFPE: Quando será divulgado o primeiro remanejamento do Sisu 2022?
- Programa Ganhe o Mundo, do governo de Pernambuco, ainda sem data para ser retomado
A UPE destina metade das vagas para o SSA (1.740). A outra metade é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem.
VANTAGENS
Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. Ou seja, a quantidade de conteúdo das provas é diluída ao longo dos três anos do ensino médio.
Com a divulgação, a cada ano, da nota separada por disciplina, o candidato pode investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.
Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano.
No Sisu, que aproveita a nota do Enem, a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.
Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora do Estado.
No Sisu, como basta ter feito o Enem, a concorrência é nacional, o que aumenta a procura pelas vagas.