Candidatos que estão participando do concurso para professor da rede estadual de Pernambuco - as provas objetivas e a redação foram realizadas no último domingo (21) - já podem consultar individualmente os gabaritos preliminares das avaliações objetivas. Também foi liberado, nesta terça-feira (23), o caderno de provas.
Somente quem está inscrito no concurso terá acesso a essas informações, uma vez que a página do Cebraspe, que organiza o concurso, pede login do candidato. Ele tem que informar CPF e a senha cadastrada ao se inscrever.
Os professores tiveram duas provas objetivas - uma com 50 questões de conhecimentos gerais e outra com 70 quesitos de conhecimentos específicos, de acordo com a disciplina que o docente está concorrendo.
Houve ainda uma redação, para todos os participantes. O tema foi "Educação para sustentabilidade como prática pedagógica voltada à transformação social".
Embora seja um teste subjetivo - portanto não há uma resposta igual para todos os candidatos - o Cebraspe apresentará, também nesta terça-feira, possibilidades argumentativas que os candidatos poderiam explorar no texto.
RECURSOS DOS GABARITOS
Conforme o edital do concurso, o candidato que discordar de alguma resposta oficial do gabarito terá como interpor recurso das 10h desta quarta-feira (24) até 18h de quinta-feira (25).
Na sexta-feira (26) serão liberados pelo Cebraspe os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas. Nesse caso, qualquer pessoa, independente de haver participado do certame, poderá acessar as respostas pois não vai exigir senha nem login.
Somente em 14 de setembro sairão os gabaritos definitivos. Nessa data também sairá o cronograma informando quando o resultado do concurso vai ser liberado.
ABSTENÇÃO DO CONCURSO
No total havia 45.390 inscritos. Na disputa estão 2.907 vagas em 13 disciplinas da educação básica. Conforme o Cebraspe, o concurso teve uma abstenção de 9,79%. Significa, portanto, que 4.443 candidatos não compareceram no último domingo.