Professores da rede municipal de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, estão na expectativa pelo recebimento do abono com dinheiro do precatório do Fundef.
A prefeitura esperava receber o primeiro repasse da dívida da União no início de setembro, o que não ocorreu.
Somente na semana passada, na véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 11 de outubro, a primeira parcela foi depositada pelo governo federal na conta da gestão municipal.
O valor repassado agora foi R$ 35.617.380,96, de acordo com a Secretaria de Educação de Ipojuca, que representa 40% do montante que a cidade receberá. Haverá mais um repasse em 2023 (30%) e o terceiro em 2024 (os 30% restantes). O valor total é de R$ 79.370.268,36.
Ainda conforme a prefeitura, uma comissão específica vai organizar os trâmites para o pagamento dos docentes. Também será enviado um projeto de lei para a Câmara de Vereadores definindo as regras do repasse.
A rede municipal tem 67 escolas, cerca de 1.400 professores (de um universo de 2.800 profissionais da educação) e 21.600 alunos.
No dia 30 de agosto foi assinado um decreto pela prefeita Célia Sales determinando que 60% dos recursos que chegarem do precatório do Fundef serão pagos para os profissionais da educação.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Francisco Amorim, a estimativa é beneficiar pelo menos 700 professores, dos quais no mínimo 150 ainda têm vínculo com o município.
Não há previsão de quando os profissionais receberão o dinheiro, mas a prefeitura espera pagar o abono ainda este ano.