Desde a manhã desta segunda-feira (3), estudantes e educadores de todo o Brasil têm apresentado dúvidas quanto ao posicionamento do presidente Lula (PT) em relação ao Novo Ensino Médio.
Há, também, questionamentos quanto à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em meio às eventuais mudanças no sistema.
Leia nesta matéria:
- Novo Ensino Médio;
- Lula suspende o Novo Ensino Médio?;
- Lula vai acabar com o Novo Ensino Médio?;
- O Enem vai ser suspenso?.
NOVO ENSINO MÉDIO
A proposta do Novo Ensino Médio foi aprovada pelo Congresso em 2017, com o objetivo de promover alterações e implantar novos formatos de ensino ao modelo de Ensino Médio vigente, para escolas públicas e privadas.
O Novo Ensino Médio seguia as seguintes mudanças:
AUMENTO DA CARGA HORÁRIA
A carga horária obrigatória do ano letivo, na proposta, passaria da média de 800 horas anuais para, no mínimo, 1.000 horas, com o formato de Ensino Médio Integral, com aulas em mais de um turno.
DIVISÃO DA GRADE CURRICULAR
No 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio, a grade curricular seria dividida em duas partes, com base na carga horária:
-
60% da carga horária dedicada a uma grande curricular comum a todos os alunos.
-
40% da carga horária dedicada a uma grade curricular específica, os chamados "itineários formativos", disciplinas escolhidas pelo próprio estudante.
O formato, no entanto, tem sido alvo de críticas por parte de educadores e estudantes, desde a sua aprovação; o presidente Lula também já havia se declarado contrário à implantação.
ENQUETE: VOCÊ É A FAVOR DO NOVO ENSINO MÉDIO?
LULA VAI SUSPENDER O NOVO ENSINO MÉDIO?
As dúvidas têm repercutido após vir a público a informação de que o Ministério da Educação (MEC) já teria concluído a Portaria deve suspender a implementação do Novo Ensino Médio, já estando prestes a ser publicada.
A proposta de suspensão é válida para o 1° e 2° anos do Ensino Médio e consiste, também, na dispensa da obrigatoriedade de adaptar o Enem ao novo formato, a partir da aplicação de 2024.
É válido reafirmar que a suspensão só poderá ser confirmada uma vez que o Ministério da Educação realizar a publicação oficial da Portaria.
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E ENTENDA TODAS AS INFORMAÇÕES ACERCA DA SUSPENSÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO
O ENEM VAI SER SUSPENSO?
Não há qualquer intenção, por parte do Governo Lula, de suspensar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, principal forma de adesão às universidades federais do Brasil.
O que consta na Portaria, que ainda será assinada pelo ministro da Educação, é que o exame não será obrigatoriamente adaptado ao Novo Ensino Médio em 2024, mas feito com base em uma linguagem e em conteúdos referente ao Ensino Médio tradicional.
As informações são do portal UOL.