Hoje, terça-feira (30/05), mais de 18,3 milhões de estudantes brasileiros participaram da prova da primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A OBMEP é organizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), sendo a maior competição científica do país. Nesta edição de 2023, a olimpíada abrangeu 99,87% dos municípios brasileiros, abarcando mais de 50 mil escolas.
5 DICAS de ESTUDO para a PROVA da OBMEP
Prova da OBMEP 2023
O número de escolas inscritas atingiu a quantidade de 55,3 mil instituições. Além disso, o número de cidades participantes alcançou 5.563, representando 99,87% dos municípios brasileiros. Dessa forma, a edição de 2023 bateu, simultaneamente, 2 recordes.
Mais de 18,3 milhões de participantes realizaram a prova de múltipla escolha, com o total de 20 questões. Nesta 18ª edição da olimpíada, mais de mil alunos serão premiados com medalha de ouro.
Onde consultar o gabarito OBMEP 2023?
Após realizar as provas, os alunos esperam ansiosamente pelo gabarito, que irá medir o resultado do desempenho durante o exame.
Portanto, para saber os resultados oficiais divulgados pela OBMEP 2023, os alunos participantes devem acessar o site da OBMEP, no qual os resultados serão publicados de acordo com as datas estabelecidas no edital.
QUAL A PONTUAÇÃO NECESSÁRIA PARA PASSAR NA OBMEP 2023?
Serão classificados para a Segunda Fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da Primeira Fase.
A quantidade máxima de vagas para Segunda Fase também estará expressamente indicada no Documento de Envio (DE), integrante do material de aplicação das provas, devendo tal quantitativo ser divulgado para todos os alunos e professores.
Dessa forma:
- A distribuição de vagas ocorre entre todas as escolas públicas do Brasil pelo Governo Federal.
- É realizada uma classificação por níveis (1, 2 e 3) entre os desempenhos das escolas. Os primeiros alunos, selecionados em ordem decrescente de nota, ocupam as vagas até que todas sejam preenchidas.
- A prova também serve para escolas que classificarem 5% de estudantes de cada nível que participaram da segunda etapa.
- Os alunos com nota 0 (zero) serão automaticamente desclassificados, ainda que haja vaga disponível para a Segunda Fase. Caso a escola, ainda assim, indique o aluno que tenha obtido nota 0 na lista de classificados, este será desclassificado automaticamente pelo IMPA e não haverá possibilidade de substituição por outro aluno para preenchimento da vaga.