Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos quer replicar ações de Pernambuco em todas as escolas do País

Luciana Santos falou sobre alguns projetos tecnológicos para educação

Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 28/12/2023 às 16:17 | Atualizado em 28/12/2023 às 16:24
Entrevista com a Ministra Luciana Santos na Rádio Jornal - Guga Matos/JC Imagem

A ministra de Ciência de Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), participou do programa Passando Limpo da Rádio Jornal, nesta quinta-feira (28), para apresentar alguns projetos tecnológicos para educação e falar sobre o reajuste nas bolsas de pesquisa oferecidas pelo governo federal. 

A ex-vice governadora do Estado destacou durante a conversa os planos do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em ampliar o ensino integral para todo país, tendo Pernambuco como um exemplo de sucesso em rendimento, após a inclusão do ensino integral.  

"São medidas objetivas que deram certo, já. São as escolas de tempo integral e que terão um segundo turno com o Ciência na Escola. Esse segundo projeto busca garantir equipamentos como que fizemos em Pernambuco no espaço 4.0. São as ferramentas associadas as novas tecnologias como a impressora 3D, microeletrônica e instrumentos de robótica. Nós fizemos em escala aqui no Estado. E nós queremos que essa experiência que também é muito exitosa no Ceará ela possa se dar em escala nacional", frisou a Luciana. 

TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS 

A ministra explicou que o governo federal busca expandir o acesso às tecnologias para os estudantes de escola pública, visto que durante a pandemia a falta disponibilidade de materiais tecnológicos dificultou o acesso dos jovens às aulas remotas.    

Ela pontou que o Ciência na Escola também possui a perspectiva de promover a aproximação dos discentes com ferramentas para melhorar a aprendizagem. 

"Nós vamos entrar com a parte do Ministério da Ciência e Tecnologia com Ciência na Escola e com as ferramentas. E, claro, procurando ter aquilo que é o principal que são os instrutores, os professores aptos, para aqueles determinados desafios. Programa associado ao tempo integral, vai possibilitar esse acesso e ele prioridade focada na escola pública", pontuou a ex- governadora de Pernambuco. 

Leia Também

PROJETO DO MINISTÉRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O ANO FINAL DO ENSINO MÉDIO 

Luciana Santos detalhou que está trabalhando em um projeto para capacitação de jovens do terceiro ano do ensino médio. O programa irá oferecer a bolsas de estudos e direcionar os estudantes para o mercado de trabalho.

A proposta deve ser lançada no primeiro semestre de 2024, mas até o momento não tem data definida.  

"Nós vamos dar escala a um programa vitorioso que é o Residência Tic, o jovem estuda 6 meses. Nesses cursos específicos que são providos muitas vezes pela própria empresa de TI que tem interesse naquele determinado desafio e depois de seis meses ele vai para empresa. Ele vai receber, hoje ele não recebe nenhuma bolsa, ele só recebe quando chega na empresa quando passa nos seis meses do curso, ele vai para R$ 600 quando tá fazendo aquele determinado desafio em tecnologia da informação", disse a ministra. 

BOLSAS PARA PESQUISA 

Questionada sobre os avanços e projetos do governo federal para às bolsas de pesquisa, Luciana destacou que após 10 anos, sem reajustes, em 2023 foi realizado o reequilíbrio de 40 a 200%, pois a bolsa de iniciação científica júnior chegou ao ajuste de 200%. 

"Isso é muito importante para os movimentos de pesquisa no país e  deu o impacto. Nós aumentamos em 10 mil bolsas, já para o ano de 2023 e a nossa expectativa é garantir que a ciência brasileira possa contar com os bolsistas estudantes que são uma alma importante da criatividade da Inovação brasileira", disse a ministra. 

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS