Se, como diz o velho slogan da United Airlines, “A vida é uma viagem”, o brasileiro depois da covid-19 nunca fez tanto seguro de vida, contratando nada menos que R$ 1,6 bilhão em janeiro e fevereiro - um crescimento de quase 25% sobre o ano passado.
Mas se está contratando cada vez mais seguro de vida e de acidentes pessoais (que também cresceu , 8,83%) no período, o turista brasileiro mudou o seu comportamento depois da pandemia e passou, também, a contratar seguro na hora da viagem, temendo ser surpreendido por algum problema grave fora de seu estado.
Os seguros-viagem cresceram 200% em 2022 já chegaram a R$ 111 milhões e se incorporaram às despesas da viagem, o que não existia antes da covid-19.
PROTEÇÃO NA VIAGEM TODA
Em 2020, por exemplo, o mercado de seguro-viagem movimentou apenas R$ 241,85 milhões, enquanto em 2021 chegou a R$ 337,92 milhões. Este ano a expectativa é que passe dos R$ 500 milhões
O resultado deste ano também supera (em termos reais) o patamar de vendas registrado no 1º bimestre de 2020, período pré-pandemia, em 7%.
Os dados mostram, apesar da onda da variante ômicron no início de 2022, que houve uma retomada do turismo depois de meses de pandemia de covid-19, que afetou bastante o setor de viagens.
Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), que representa as empresas do setor, o segmento de seguros-viagem foi o que mais cresceu entre todos os que comercializam planos de risco para pessoas.
Apenas como comparação, o segundo lugar entre os segmentos com maior crescimento no período ficou com o seguro para doenças graves/terminais, que teve alta de apenas 25% (em termos nominais). Os seguros de vida individuais aparecem em terceiro lugar, com alta de 24%.
O seguro-viagem essencialmente cobre as despesas médicas, odontológicas e hospitalares, não importa se em viagem nacional ou internacional. Garante também o traslado de corpo em caso de falecimento, e médico, em caso de doença. Caso de morte, acidental ou não. Invalidez total ou parcial em caso de acidente em viagem.
Isso está animando o setor, que começou a olhar esse produto com mais cuidado. Para Marilberto França, CEO da Affinity, empresa especializada em seguro viagem, a expectativa é que essa tendência se mantenha ao longo de 2022, com resultados além dos patamares pré-pandemia.
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A empresa Vital Card que foi fundada em 2000 e hoje faz parte das empresas Schultz. Foi quem desenvolveu o primeiro web-seguro do Brasil focado exatamente na ampliação da cobertura para seguro-viagem em casos de covid-19.
“O adicional foi criado para suprir uma necessidade de mercado, visto que muitas pessoas têm deixado de viajar por medo de contrair a doença no destino e acabar tendo que arcar com gastos fora do orçamento”, diz Luciano Bonfim, diretor Comercial da empresa.
O seguro covid-19 contempla desde despesas médicas no teto de 20 mil - Dólares ou Euros, dependendo do país que o passageiro estiver -, prorrogação de estadia até 1,5 mil - Dólares ou Euros - e multas por remarcação de bilhetes aéreos.
Bonfim reforça a importância da flexibilidade do plano, ao afirmar que “a pessoa pode escolher se quer só a cobertura hospitalar ou se quer o seguro completo com prorrogação de estada e multas das passagens aéreas”.
SEGURO PARA PETS
O distanciamento social exigido na pandemia de covid-19 abriu novas oportunidades para o mercado pet, que devem se ampliar nos próximos anos. Como tentativa para as pessoas driblarem a solidão do isolamento, houve crescimento na aquisição e adoção de animais em todo o mundo, o que aqueceu o setor de produtos e serviços dirigidos aos bichinhos.
No Brasil, não foi diferente: atualmente há, no país, mais de 141 milhões de pets, entre cães, gatos, aves e outros, de acordo com estimativa da companhia de seguros Europ Assistance Brasil (EABR). E esse comportamento também chegou ao Brasil na hora de viajar com a contratação de novos seguros para viagem inclusive com animais.
"Estamos otimistas, acreditando que essa retomada veio para ficar. De fato, a procura pelo seguro-viagem cresceu bastante nos últimos meses. Com a pandemia, os brasileiros passaram a considerá-lo um item essencial em qualquer planejamento de viagem”, afirma Diretor de Vendas e Diretor de Marketing da Europ Assistance Brasil.
A pandemia de covid-19 acelerou a adoção de processos digitais pelas seguradoras que souberam atender às necessidades em termos de produtos e inovação. Mas também reforçou novas demandas por parte dos consumidores, exigindo ainda mais inovação, simplificação e agilidade, afirma o Presidente da Comissão de Inteligência de Mercado da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) e diretor da Liberty Seguros, Gilberto Garcia.
DIFERENÇA ENTRE SEGUROS
O seguro de viagem é diferente de assistência de viagem embora os dois serviços sejam chamados comumente de seguro viagem. Porém, é preciso estar atento na hora de pesquisar e de fechar o contrato.
Na prática, a principal diferença está em quem pagará pelo serviço no momento que for utilizado. é uma questão de quem desembolsará o pagamento.
O seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirmar o atendimento.
É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é o viajante poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro.
A assistência de viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada (claro que dentro dos limites previstos no contrato).
Diferente do seguro-viagem, a assistência viagem prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento. A seguradora então indicará um local para que o atendimento seja realizado e o segurado não precisará desembolsar nada.
Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.