O verão está aí e o calor não dá trégua para ninguém, não é mesmo? Se para os humanos o aumento da temperatura é um incômodo, não é diferente com os pets, que podem sofrer bastante com essa elevação da sensação térmica. Para aliviar os efeitos, os picolés são ótimas opções, indicadas por veterinários para consumo de forma moderada.
>> Como cuidar do pet no verão? Veja mitos e verdades
>> Você sabia que existem esquilos em Pernambuco?
Mas atenção! Nem todos os alimentos podem ser consumidos pelos animais. Pensando nisso, a gente selecionou algumas receitas caseiras que com certeza irão fazer sucesso com cães e gatos, sem prejudicar a saúde do seu pet. Lembrando que se o seu animalzinho possui alguma doença ou restrição, o melhor é sempre procurar o veterinário para orientações. Ah, e é importante destacar que o petisco deve ser contabilizado na quantidade diária de alimentação dos pets. Então, nada de exageros, viu?
Dito isso, vamos ao que interessa. Para fazer os picolés você vai precisar de forminhas específicas para isso ou de formas de gelo (vale usar o palitinho nelas também, para facilitar!). Confira algumas ideias de receitas:
Picolé de Água de Coco
Sim! Água de coco é liberadíssima para os pets, mas em quantidades pequenas. Basta preencher a forminha com o líquido e deixar no congelador.
Picolés de fruta
Os picolés de frutas podem ser feitos com água (ou água de coco) e pedacinhos de frutas (sem caroço). Se preferir, você pode bater tudo no liquidificador. Mas muita atenção na escolha! Algumas frutas, como as cítricas, não podem ser consumidas pelos animais. Você pode utilizar sem medo: maçã, banana, melancia, manga, melão e pera.
Picolé de iogurte
Sabia que pets também podem tomar iogurte? Mas não qualquer tipo. O único que pode ser oferecido é o natural, sem adoçante, sabor ou qualquer aditivo artificial. E você pode usar a criatividade e bater o iogurte com frutas no liquidificador, antes de congelar.
Picolé com ração úmida
Seu pet não é muito chegado a frutas, mas ama um sachê? Então você pode transformá-lo em um picolé, congelando sozinho ou com um pouco de água misturado.