Oito das 25 estações do Sistema BRT da Região Metropolitana do Recife que foram vandalizadas durante a pandemia tiveram a reforma concluída esta semana pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) e parte delas já voltou a operar. Pelo menos as três que integram o Leste-Oeste, corredor que liga o Recife ao município de Camaragibe, na área Oeste da RMR. As cinco restantes, embora prontas, aguardam readaptações operacionais do Corredor Norte-Sul, que liga a capital a Igarassu, no Norte da RMR e o mais destruído pelos vândalos.
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As estações já reformadas são: Abolição, Benfica e Guararapes (do Leste-Oeste), Nossa Senhora do Carmo, 13 de Maio, IEP, Riachuelo e Istmo do Recife (do Norte-Sul). Segundo o coordenador de Engenharia e Manutenção do CTM, Paulo Beltrão, a reforma das 17 unidades restantes segue o cronograma previsto e devem ser entregues até o dia 15/12. Os equipamentos, entretanto, estão apenas passando por uma recuperação básica para voltarem a funcionar. Uma ampla reforma, que inclui a alteração do modelo original, com a substituição da cobertura e a mudança do tipo de piso - que eram de alumínio e, por isso, alvo de vândalos -, será realizada em outra etapa.
“Como já dissemos, essa reforma é um trabalho rápido, que tem como objetivo permitir a reabertura das estações em breve. Posteriormente, no pacote de ações de requalificação que estamos licitando, é que iremos alterar o modelo das estações como já fizemos em algumas delas. Substituiremos o modelo das cobertas e o tipo do piso, por exemplo”, explica Paulo Beltrão. A reforma de 25 das 46 estações do Sistema BRT é um investimento de R$ 1,2 milhão. Os equipamentos foram praticamente destruídos internamente entre junho e julho, apesar de estarem sob proteção da Polícia Militar de Pernambuco, via convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Seduh). Mas agora o Estado garante que o convênio está sendo monitorado de perto e que não haverá mais vandalismo.
Segundo Paulo Beltrão, o CTM conseguiu recursos para viabilizar a recuperação das sete estações do Corredor Norte-Sul que estão parcialmente destruídas e não foram incluídas no primeiro pacote de reforma. “São mais R$ 342 mil para recuperar as estações Quartel, Sítio Histórico, São Francisco de Assis, Tabajara, Aloísio Magalhães, Complexo de Salgadinho e Abreu e Lima. Devemos iniciá-lo no dia 30/11, com prazo de 15 dias para conclusão”, explica o coordenador.
MAIS REQUALIFICAÇÃO
Além da recuperação das estações vandalizadas, o CTM também vai investir R$ 5,3 milhões na requalificação de 20 estações do Sistema BRT e R$ 2,2 milhões na manutenção de 13 terminais integrados de ônibus. As estações serão adequadas ao modelo adotado em 2019 nas unidades Istmo do Recife e Tacaruna - esta última destruída na sequência, durante a pandemia.
No lugar do piso em alumínio, o projeto prevê a substituição por um pavimento em concreto, eliminando os furtos do material. As coberturas também mudam para evitar a destruição por veículos altos que trafegam próximo às unidades porque em alguns trechos não há corredor segregado para os BRTs. Além dessas duas principais mudanças no piso e no estilo da coberta, as intervenções incluem a reposição de corrimão, pintura, sinalização, troca de cerâmica e serviços na rede elétrica. A licitação está em andamento.
E, agora, também as estações:
Quartel
Sítio Histórico
São Francisco de Assis
Tabajara
Aloísio Magalhães
Complexo de Salgadinho
Abreu e Lima
Estações beneficiadas no Corredor Leste-Oeste:
Guararapes
Abolição
Benfica
Forte do Arraial
Engenho Poeta
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