Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Passagem de metrô e ônibus paga no WhatsApp e com PIX. Já imaginou?

Novidade está sendo implementada em São Paulo e estará à disposição dos passageiros ainda em junho

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 01/06/2021 às 20:00
O usuário poderá comprar um bilhete por vez, com limite de quatro por dia - MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

A novidade será implementada em São Paulo. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (1/5) que os usuários do Metrô e dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) poderão comprar as passagens por meio do WhatsApp e pagar via PIX. Os ônibus da EMTU também foram incluídos no uso da tecnologia.

Pagamento da passagem com celular é ampliado nos ônibus do Grande Recife

Em meio a sérios problemas de operação, BRT pernambucano ganha pagamento via celular no Grande Recife

O lançamento para toda população está previsto para começar no dia 28 de junho. Na prática, o antigo bilhete magnético será substituído pela tecnologia QR Code. O objetivo é garantir mais facilidade para os passageiros, que poderão comprar as passagens de qualquer lugar e usar o bilhete diretamente da tela do seu smartphone.

Parte do sistema de ônibus do Grande Recife passou a aceitar o pagamento via celular pelo aplicativo CittaMobi - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

“Uma das vantagens da implantação do Bilhete Digital QR Code, que já é aceito para embarque em todas as estações da CPTM e Metrô, é o aumento da capilaridade de canais de vendas e meios de pagamento. Neste primeiro momento, o piloto de vendas por WhatsApp começa com pagamento exclusivo via PIX, mas já temos previsto para os próximos meses a ampliação também para pagamento com cartão de crédito”, explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

RÁPIDA LIBERAÇÃO
Para utilizar o novo recurso, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que é necessário adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações enviadas. O usuário poderá comprar um bilhete por vez, com limite de quatro por dia. O QR Code levaria apenas 40 segundos para ser liberado para o usuário e poderá ser salvo na galeria de fotos. O bilhete também será enviado para o endereço de email indicado no pagamento.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS