COLUNA MOBILIDADE

Nove anos depois, ciclofaixa é implantada na Zona Norte do Recife em homenagem ao Dia do Ciclista

Equipamento sofreu muita resistência dos moradores da Rua do Futuro, que sempre usaram a via como estacionamento público. E essa rejeição pesava sobre o comando da CTTU

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 18/08/2021 às 13:27 | Atualizado em 18/08/2021 às 14:43
Notícia
X

São nove anos desde que os ciclistas do Recife apontaram a importância de implantar uma ciclofaixa na Rua do Futuro, no bairro dos Aflitos, na Zona Norte da capital. Agora, em homenagem ao Dia dos Ciclistas - comemorado nesta quinta-feira (19/8) -, a prefeitura anunciou a implantação do equipamento. A Ciclofaixa Rua do Futuro, mesmo pequena, é fundamental para a conexão cicloviária da região e, principalmente, com o Centro da capital.



A ciclofaixa terá apenas 1 km de extensão - tem sido prática da PCR implantar pequenos trechos pela cidade para alcançar os 100 km prometidos pelo prefeito João Campos para os quatro anos de gestão. E será importante por interligar áreas da Zona Norte que ainda não se conectavam com o Centro do Recife, além de criar uma rota até o Parque da Jaqueira. Com ela, diz a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a distância entre a Jaqueira e o Marco Zero, no Bairro do Recife, será reduzida em 3 km.

CTTU/PCR
Ciclofiaxa Rua do Futuro - CTTU/PCR


O equipamento está instalado à esquerda da Rua do Futuro - algo comemorado porque se temia que ficasse à direita, o que iria gerar conflitos com os ônibus que circulam pela via - e, garante a CTTU, conectará 72 quilômetros de malha cicloviária integrar toda a Zona Norte do Recife com a área central da cidade. A implantação da Ciclofaixa Rua do Futuro sofreu muita resistência dos moradores da Rua do Futuro, que sempre usaram a via como estacionamento público. E essa rejeição pesava sobre o comando da CTTU. Mudou agora, na gestão do prefeito João Campos.

Que tal mais 3 km de ciclofaixa na Zona Norte, entre a Tamarineira e o Derby?

Os ciclistas e cicloativistas comemoram. “Essa ciclofaixa é muito significativa para mim. Quando lembro que em 2012 estávamos pedindo a implantação dela e, agora, em 2021, vira realidade, é muito bom. Pensar que vou deixar de usar a Avenida Rosa e Silva, onde já ouvi motoristas mandando eu sair da rua porque pedalava com minha filha na volta da escola, é maravilhoso. 

PCR/Divulgação
São ciclofaixas (quando a segregação do tráfego é parcial, feita apenas com sinalização e tachões) e ciclorrotas (quando existe apenas sinalização e o espaço é compartilhado com os veículos) - PCR/Divulgação


“A gente está aqui na Rua do Futuro implementando mais uma ciclofaixa na cidade. Com essa nova ciclofaixa, a gente vai conseguir conectar 72 quilômetros da malha cicloviária, integrar toda a Zona Norte do Recife com a parte Central. Agora vai ser possível sair de bicicleta da Estrada do Arraial, Estrada do Encanamento, e conseguir chegar até o Centro do Recife”, explicou João Campos, que acompanhou o início da implantação do equipamento na noite desta terça (17).

A intervenção faz parte do pacote de 10 km anunciados pelo Prefeito João Campos no mês de maio para entrega este ano. Desde então, foram entregues as ciclofaixas Santo Antônio (1 km), CDU (3 km), Beberibe (2 km) e Hipódromo (1 km). Até o final de setembro também será entregue a Ciclofaixa Lindolfo Collor (2 km), na Zona Oeste. Os novos equipamentos foram projetados em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, referência mundial no assunto.

CTTU/PCR
Rotas da Zona Norte e Centro do Recife - CTTU/PCR

Tags

Autor