As dificuldades que muitos usuários do Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas públicas que funciona em parte do Recife e em alguns pontos de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, têm relatado para conseguir encontrar e, às vezes, liberar uma bicicleta nos domingos e feriados, pode ser minimizada se algumas estações forem evitadas. De acordo com dados da própria operadora do sistema, a Tembici, pelo menos cinco delas batem recorde de procura e, por isso, têm mais chances de dar problemas.
Cadê as bicicletas do Bike PE? Usuários relatam dificuldades para usar o sistema de compartilhamento de bikes no Recife
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Clientes do sistema - que reduziu as gratuidades e não custa barato (R$ 29,90 o plano mensal) - têm relatado dificuldades para encontrar bicicletas e também para liberá-las. Há queixas, inclusive, de filas de espera nas estações aos domingos e feriados, e até mesmo aos sábados. Na renovação do contrato, o sistema como um todo teve reajustes nos planos diários, mensais e anuais. Por isso, a fidelidade do serviço é fundamental para estimular o uso pela população, tanto no lazer, ainda mais como modal de transporte.
As cinco estações mais utilizadas do sistema ficam no Recife - três delas na Zona Sul da capital - e são: Boulevard Rio Branco, localizada na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife; Parque da Jaqueira, na Jaqueira, Zona Norte do Recife; Padre Carapuceiro, equipamento que fica na Avenida Boa Viagem, no acesso à Rua Padre Carapuceiro; Parque Dona Lindu, também na Avenida Boa Viagem, em frente ao parque, e Professor José Brandão, também na beira-mar de Boa Viagem.
Segundo a Tembici, que é parceira do Itaú Unibanco no projeto das bicicletas compartilhadas no Brasil, o aumento das viagens no projeto aos fins de semana é uma tendência natural e esperada. Os avanços da vacinação, a flexibilização das cidades e a proximidade do verão contribuem. Em setembro, por exemplo, foi registrado o crescimento de 5% no número de viagens aos domingos comparado ao uso em dias de semana. No novo contrato do Bike PE, inclusive, o aumento da demanda de passageiros está atrelado à expansão do sistema. Por isso o Estado pediu a análise do crescimento.
EXPANSÃO RECENTE, MAS TÍMIDA
Em abril de 2021, como prometido e determinado na renovação do contrato de prestação de serviço entre o Itaú Unibanco, a Tembici e o poder público, o Bike PE foi expandido. Ganhou dez novas estações e foi a primeira ampliação desde que o sistema foi criado em Pernambuco, em outubro de 2011. A expansão chegou a apenas alguns bairros das Zonas Norte e Oeste do Recife. O incremento representou mais 100 bicicletas novas lançadas no sistema, que até abril deste ano já tinha registro de mais de 3 milhões de viagens na RMR.
Estações implementadas na expansão de abril:
As estações foram distribuídas nos bairros de Casa Amarela (que ganhou a maioria - 4), Tamarineira (1), Parnamirim (1), Madalena (2) e Água Fria (2). As novas localizações, como explicou a Tembici na época, foram escolhidas para complementar a integração - ou pelo menos tentar - das bikes públicas com o transporte público na RMR, tendo sido aprovados pelo Escritório da Bicicleta, colegiado que traça o caminho da ciclomobilidade em Pernambuco. O escritório é composto por representantes do poder público (Estado e municípios da RMR) e representantes da sociedade civil.
O Bike PE funciona no Recife, Olinda e em Jaboatão dos Guararapes. Das 100 estações, mais de 80 estão na capital pernambucana. No último ano, 73% das viagens foram feitas em dias de semana, o que comprova o uso cada vez maior da bicicleta como transporte.