COLUNA MOBILIDADE

Crise dos aplicativos de transporte, como Uber e 99, faz plataforma reajustar renda de motoristas em todo o País e chegar a Pernambuco

Empresa também anunciou outros benefícios para os parceiros. Objetivo é evitar a fuga dos profissionais e, consequentemente, o comprometimento do serviço

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 02/10/2021 às 7:00 | Atualizado em 04/10/2021 às 18:30
Notícia
X

A crise que vem fazendo parte da rotina de aplicativos de transporte individual privado de passageiros, como a Uber e a 99, fez com que mais uma plataforma reajustasse os ganhos dos motoristas parceiros para evitar perdê-los e, consequentemente, comprometer a qualidade do serviço. Depois da Uber, agora é a 99 que promete ampliar para todo o País o aumento do percentual de lucro dos condutores de 10% a 25% em todo o País.

Na verdade, o reajuste vinha sendo implementado pela plataforma desde o início do mês de setembro, mas foi implantado, primeiro, em 20 regiões. Pernambuco ficou de fora. Agora, com a ampliação para 1,6 mil municípios onde a empresa opera, passou a ser beneficiado. Segundo a plataforma, o reajuste pretende melhorar os ganhos de quem dirige pela 99 e reduzir o impacto negativo dos constantes aumentos no valor dos combustíveis.

JC IMAGEM
Além do reajuste nos ganhos dos motoristas, a 99 diz que adicionou outras três iniciativas na segunda etapa das mudanças - JC IMAGEM

"Nós temos acompanhado o cenário desafiador causado pelos sucessivos aumentos no valor do combustível. Diante disso, todos os motoristas parceiros da 99 passaram a ganhar de 10% a 25% a mais em cada corrida realizada”, confirmou Livia Pozzi, diretora de operações e produtos da 99. A plataforma garante que o reajuste nos ganhos dos motoristas não será uma ação promocional. Ao contrário, será permanente.

E estaria disponível para todas as categorias da plataforma: POP, 99Comfort, 99Compartilha, 99Poupa e 99Entrega. Antes que motoristas parceiros aleguem que não estão percebendo o reajuste, a empresa lança o desafio para que comparem e chequem todos os detalhes que compõem seus ganhos, como tarifa mínima, valor por quilômetro e outros fatores. A informação fica disponível no próprio aplicativo e nas páginas online de suas respectivas cidades.

ARTES JC
Confira os aplicativos de transporte coletivos - ARTES JC

OUTRAS INICIATIVAS:

Além do reajuste nos ganhos dos motoristas, a 99 diz que adicionou outras três iniciativas na segunda etapa das mudanças:

• Taxa de Cancelamento: o motorista parceiro recebe proporcionalmente (baseado em distância/tempo), caso o passageiro cancele a corrida durante o deslocamento do condutor até o local de embarque, ou mesmo quando o motorista já estiver aguardando o passageiro no local de embarque.

• Taxa de Congestionamento: o motorista parceiro terá os ganhos ampliados em corridas em que ficar parado por, no mínimo, cinco minutos consecutivos ou se locomovendo a uma velocidade inferior a 5 km/hora por conta de congestionamentos ao longo do trajeto (limitado a quatro corridas por dia).

• Pagamento por Deslocamento: valor subsidiado pela 99 e pago ao motorista parceiro quando ele precisa se deslocar por mais de 2 km até o local de embarque.

Foto: Pixabay
A Uber já tinha anunciado reajuste também de olho na crise que envolve os aplicativos de transporte no País - Foto: Pixabay

Reação

"Os reajustes divulgados amplamente pelas empresas Uber e, agora 99, não passam de pirotecnia para agradar à imprensa e aos usuários. Na prática, o aumento não tem chegado ao motorista, que precisa continuar selecionando as viagens para não ter prejuízo. A Uber prometeu um aumento variável de 11% a 18%, que na prática não estabelece regras claras. Inclusive, o aplicativo não informa ao motorista o valor do KM e do tempo. A 99 informou que foi feito um reajuste de 10%, porém está ofertando para os passageiros um desconto de 10%, na maioria das viagens", defendeu Thiago Silva, presidente da Associação dos Motoristas e Morofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape)

Tags

Autor