Publicado em 23/06/2022 às 15:36
| Atualizado em 23/06/2022 às 15:45
Um dos corredores viários mais importantes e degradados da Região Metropolitana do Recife - não só para carros, mas principalmente para o transporte público - está mais perto de melhorar. Mais de um ano depois de anunciar o projeto, o governo de Pernambuco lançou a licitação para contratar a empresa que irá requalificar a rodovia PE-15, um eixo que conecta o Recife à região norte do Grande Recife.
Além da requalificação da rodovia estadual - eixo principal do Corredor de BRT Norte-Sule de muitas linhas de ônibus -, o Estado resolveu intervir também na pista central da BR-101 Norte, entre os Terminais Integrados de Abreu e Lima e Igarassu. O trecho terá uma nova pavimentação e drenagem, além de iluminação. Mas apenas a pista central será recuperada, que funciona como corredor de transporte público metropolitano.
Por isso o valor do projeto subiu de R$ 22 milhões - valor estimado inicialmente pelo Estado para a PE-15 - para R$ 180 milhões. No total, serão 24 quilômetros de rodovias requalificadas, sendo 13,5 quilômetros da PE-15 e outros 10,5 quilômetros da BR-101 Norte. A PE-15 ficará com a maior parte dos recursos: R$ 155 milhões, enquanto a BR-101 responderá pelos R$ 25 milhões restantes.
Os recursos são do Plano Retomada, principal aposta do governo para recuperar a infraestrutura de todo o Estado, que já teve investimentos superiores a R$ 2 bilhões. O processo licitatório para contratação da empresa responsável pela execução das obras foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23/6).
ESPERANÇA PARA A PE-15
A requalificação da PE-15 representa uma nova chance para a rodovia, que se transformou numa avenida urbana de acesso à capital e que corta os municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O projeto, elaborado sob coordenação da Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, pretende qualificar, urbanizar e inserir a via nas cidades cortadas por ela. E, tudo isso, com mais protagonismo para o pedestre e o ciclista. É uma tentativa de tentar tornar a PE-15 um pouco mais humanizada.
CONHEÇA O PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA PE-15
A promessa é encabeçada pela secretária Fernandha Batista, que comanda o Plano Retomada na abrangência da infraestrutura rodoviária do Estado. “Inicialmente, seria um projeto que atenderia apenas a rodovia PE-15 e que incluiria apenas melhorias de pavimentação das pistas centrais, mas os estudos mostraram que seria importante refazer tudo. Somente de pavimento serão quase R$ 90 milhões do total de recursos”, explica a secretária.
“No caso da PE-15, estaremos refazendo toda a rodovia e tornando-a uma avenida urbanizada, o que ela já virou. É uma obra como a realizada com a nova Avenida Conde da Boa Vista”, acrescenta.
Somente na parte da PE-15 o projeto prevê a requalificação e urbanização dos 13,5 quilômetros da rodovia, entre a Estação de BRT Complexo de Salgadinho, em Olinda, bem próximo ao limite com o Recife, até o Terminal Abreu e Lima, na bifurcação com a BR-101, em Paulista.
Serão realizados serviços de recuperação do pavimento, incluindo o corredor de ônibus e BRT, implantação de uma nova ciclovia no mesmo desenho onde existiu um equipamento um dia, urbanização das áreas sob os três viadutos construídos no trecho (Complexo de Salgadinho, Bultrins e Ouro Preto), construção de calçadas e alças, adequação de acessibilidade e segurança viária para os pedestres, nova iluminação em LED e modernização semafórica.
"A PE-15 nunca recebeu um projeto desses, amplo e feito pelo Estado. Será a reconstrução da rodovia para torná-la uma avenida urbana. Afinal, corta as cidades de Olinda e Paulista e tem um papel fundamental como corredor de transporte para toda a RMR. São 50 mil veículos trafegando diariamente por ela. É quase o mesmo volume de tráfego do contorno urbano da BR-101, para se ter ideia da importância da via. Por isso tanto empenho para essa solução", afirmou Fernandha Batista na época do lançamento do projeto, em abril de 2021.
A previsão inicial da Secretaria de Infraestrutura é que as obras comecem em até três meses - ou seja, ainda no segundo semestre de 2022 - e que levem, em média, dois anos. Segundo Fernandha Batista, o fato de não haver desapropriações agilizará a execução da obra. Os trechos da ciclovia que estão obstruídos são invasões - em sua maioria temporárias - e terão que ser retiradas.
BR-101 NORTE
A intervenção na PE-15 está sendo chamada de trecho 1, enquanto o trecho 2 será a parte da BR-101 Norte. No caso da rodovia federal, a recuperação será feita apenas nas pistas centrais, onde opera o corredor de BRT e ônibus convencionais. Não haverá melhoria das calçadas, é importante destacar.
A expectativa é que sejam gerados dois mil empregos diretos na fase de obras e mais de três milhões de pessoas beneficiadas após a conclusão dos serviços.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012