Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Menos de 6% das cidades brasileiras financiam o transporte público

Constatação é feita em Anuário realizado pela Associação das Empresas de Transporte Urbano (NTU) e tem como parâmetro experiências nos sistemas de São Paulo (SP), Distrito Federal, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR)

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 21/08/2022 às 19:48 | Atualizado em 21/08/2022 às 19:50
O governo Federal também estaria estudando incluir no PAC incentivos e financiamentos para renovação de frota de ônibus urbanos e metropolitanos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Financiamento do transporte público ainda é um sonho. Menos de 6% das cidades brasileiras dão incentivos Embora o Brasil tenha mais de dois mil municípios com sistemas de transporte público urbano regular - segundo o IBGE -, apenas 158 deles contam com algum tipo de incentivo aos sistemas.

Os dados, divulgados no Anuário da Associação das Empresas de Transporte Urbano (NTU) deixam evidente quanto o financiamento do transporte público ainda é um sonho no País.

CONFIRA a série de reportagens A MORTE DO BRT

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O total de municípios que ajudam os sistemas de ônibus representa menos de 6% (5,8%) do total de cidades. São 2.073 municípios e somente 158 dispõem de algum subsídio para além da tarifa cobrada ao usuário.

CONFIRA o Anuário na íntegra:

Anuario_NTU2021-2022 by Roberta Soares

Por isso, a necessidade de ampliar as fontes sociais de financiamento do transporte público. Confira algumas sugestões:

- Aplicativos de transporte remuneram a cidade pela via utilizada;
- Uso de estacionamentos rotativos ou de longa duração;
- Orçamento público
- Multas de trânsito: 30% do valor cobrado para custear o transporte público;
- Multas pelo transporte irregular de passageiro;
- Taxa sobre pólos geradores de tráfegos;
- Tarifa de congestionamento de vias públicas;
- Compartilhamento de gastos do transporte público com Estados e União.

CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O FINANCIAMENTO SOCIAL DO TRANSPORTE PÚBLICO

A publicação da NTU aborda os subsídios públicos aos passageiros e aponta oito fontes extratarifárias complementares que, segundo o estudo, se adequam ao contexto brasileiro.

As propostas tiveram como parâmetros experiências nos sistemas de São Paulo (SP), Distrito Federal, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

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