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Gestão privada começa a arrumar os Terminais Integrados e estações de BRT do Grande Recife. Veja quais

Ainda são poucos TIs e estações com intervenções, mas já é possível ver que os equipamentos passaram a ter um gestor - algo que o governo de Pernambuco não vinha conseguindo fazer como deveria

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 27/04/2022 às 6:30 | Atualizado em 27/04/2022 às 16:27
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Todas as ações e intervenções estão previstas no contrato de concessão pública no valor de R$ 113 milhões (dinheiro que será pago pelo governo do Estado) e duração de 35 anos - FOTO: Alexandre Aroeira/JC Imagem
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O caminho ainda é longo, os problemas são muitos e é importante que todos os passageiros saibam disso. Mas as mudanças nos Terminais Integrados (TIs) e nas estações de BRT da Região Metropolitana do Recife começaram.

Desde fevereiro, a empresa Nova Mobi Pernambuco, que ganhou a licitação para gerir os 26 TIs e as 44 estações do sistema BRT, iniciou os trabalhos de requalificação e modernização das unidades.

Ainda são poucos TIs e estações com intervenções, mas já é possível ver que os equipamentos passaram a ter um gestor - algo que o governo de Pernambuco não vinha conseguindo fazer como deveria.

As unidades que já estão sendo cuidadas são os TIs Joana Bezerra (área central do Recife) Xambá (Olinda), Camaragibe (Camaragibe) e Caxangá (Zona Oeste da capital).

Os quatro devem estar repaginados até agosto. Quase 200 mil pessoas utilizam as unidades diariamente. Todos os TIs já estão com internet Wi-Fi gratuita.

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Melhorias nos terminais integrados e estações do BRT. - Alexandre Aroeira/JC Imagem
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Melhorias nos terminais integrados e estações do BRT. - Alexandre Aroeira/JC Imagem
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TRABALHO Equipes estão realizando troca de pisos, pintando e fazendo reparos necessários nas estruturas - ALEXANDRE AROEIRA/JC IMAGEM
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Melhorias nos terminais integrados e estações do BRT. - Alexandre Aroeira/JC Imagem
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Melhorias nos terminais integrados e estações do BRT. - Alexandre Aroeira/JC Imagem

Em breve, a Nova Mobi Pernambuco atuará no TI Macaxeira, um dos mais complicados operacionalmente pela falta de espaço e a alta demanda - 52 mil passageiros por dia.

Vale lembrar que todas as ações e intervenções estão previstas no contrato de concessão pública no valor de R$ 113 milhões (dinheiro que será pago pelo governo do Estado) e duração de 35 anos.

Estão previstos investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão. Pelo cronograma de atuação, o primeiro ano é de arrumação. Mas em até quatro anos, terão que ser investidos R$ 85 milhões do total.


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INVESTIMENTO Intervenções estão previstas no contrato de concessão pública no valor de R$ 113 milhões - ALEXANDRE AROEIRA/JC IMAGEM
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Melhorias nos terminais integrados e estações do BRT. - Alexandre Aroeira/JC Imagem

 

“Estamos começando a colocar ordem nos equipamentos. Impermeabilizando a laje dos terminais, pintando as estruturas, ampliando e requalificando os banheiros e organizando as filas de embarque e desembarque. Também iremos recuperar o pátio dos ônibus, além de outras ações”, explica o gerente operacional da Nova Mobi Pernambuco, Carlito Rodrigues.

AMBULANTES

No TI Joana Bezerra, por exemplo, por onde passam 41 mil passageiros diariamente, as obras estão avançando. Embora o equipamento esteja com um número impressionante de comerciantes informais - principalmente na passarela de acesso ao Metrô do Recife - é possível identificar as melhorias começando.

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Melhorias nos terminais integrados e estações do BRT. - Alexandre Aroeira/JC Imagem
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DESORDEM No Terminal Integrado da Joana Bezerra, ambulantes e "feira livre" chamam a atenção - ALEXANDRE AROEIRA/JC IMAGEM
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Melhorias nos terminais integrados e estações do BRT. - Alexandre Aroeira/JC Imagem


IDEIAS INOVADORAS E NOVOS SERVIÇOS

A nova concessão dos TIs e estações de BRT é uma Parceria Público-Privada (PPP) no formato de concessão administrativa, ou seja, há aporte financeiro durante a vigência do contrato, mas sem cobrança dos usuários - já que o passageiro paga a tarifa do transporte e acessa as unidades com ela.

CCO VAI GARANTIR SEGURANÇA NOS TIs E ESTAÇÕES DE BRT

DIVULGAÇÃO
O CCO ficará instalado no TI CDU, equipamento localizado no cruzamento da BR-101 com a Avenida Caxangá, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, e será os olhos da gestão - DIVULGAÇÃO

Além de prever amplas reformas física, administrativa e operacional, a proposta do governo de Pernambuco é uma reformulação conceitual dos TIs, com uma estratégica exploração comercial dos possíveis potenciais das unidades.

Está buscando a inserção dos terminais às cidades onde estão localizados para que sejam vistos além de uma simples estação de embarque e desembarque. Que possam incorporar os chamados empreendimentos associados - modelo já adotado com sucesso em muitos sistemas de transporte, inclusive no Brasil.

E que geram uma razoável renda extra tarifária para o transporte - tão dependente da passagem paga pelo usuário.

 

  

DESCONFIANÇA

Os passageiros, no entanto, ainda não percebem as mudanças. Apenas uma ou outra, pontualmente.
“Espero que dê certo e estou na expectativa. Mas confesso que ainda não vi melhorias. O grande desafio da maioria dos terminais é a segurança. Essa nova gestão precisa estar atenta a isso”, diz a supervisora de serviços gerais Gilvanice Francisca Correia, que todos os dias usa o TI Joana Bezerra.

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Melhorias nos terminais integrados e estações do BRT.// Na foto: Gilvanice Correia. - Alexandre Aroeira/ JC Imagem.

A mesma opinião tem o garçom Genival Parnaíba, passageiro diário do mesmo terminal. “É preciso combater o comércio ambulante e manter os fiscais de filas para organizar o embarque. Espero que avance, mas por enquanto o que vi de mudança foi muito pouco”, afirma.

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Melhorias nos terminais integrados e estações do BRT.// Na foto: Genival Parnaíba - Alexandre Aroeira/ JC Imagem.

CRONOGRAMA

Os TIs que serão atacados inicialmente - segundo previsão da Nova Mobi Pernambuco - são: Joana Bezerra, Xambá, Camaragibe, Caxangá, Macaxeira, Pelópidas Silveira e PE-15.

Já em relação ao sistema BRT, as primeiras estações a serem requalificadas serão as do Corredor Leste-Oeste, o menos degradado dos dois existentes no Grande Recife e o que liga o Centro do Recife ao município de Camaragibe, na área Oeste da RMR.

Segundo o que foi acordado entre a Nova Mobi Pernambuco e o governo do Estado, o Corredor Norte-Sul - o maior e mais destruído - ficou para depois do Leste-Oeste porque ainda tem muitas estações fechadas e sendo reestruturadas para serem reabertas. Das 26 estações do Norte-Sul, apenas oito estão funcionando atualmente.

Até agora, as estações Areinha e Cavouco (Leste-Oeste) e 13 de Maio (Norte-Sul) foram totalmente reformadas - embora ainda sigam sem refrigeração.

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