ELEIÇÕES 2022: chegou a hora do financiamento social do transporte público por ônibus no Brasil

São os ônibus que transportam o brasileiro no dia a dia, mas a falta de uma política pública e social para o setor fez 10,8 milhões de passageiros deixarem os ônibus durante a pandemia
Roberta Soares
Publicado em 04/09/2022 às 8:40
As propostas buscam um transporte público melhor e mais barato Foto: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


Se a ampliação dos sistemas de metrôs e trens no Brasil é importante, solidificar a base de apoio financeiro ao transporte público por ônibus é uma questão de sobrevivência para o País. O futuro presidente da República e os governadores estaduais têm que saber disso.

São os ônibus que transportam o brasileiro. Eles estão, é importante destacar, em todas as cidades, capitais, regiões metropolitanas e ligações entre cidades. Estão onde o metrô nem sonha em chegar, por exemplo.

Por isso, o setor também elaborou um documento com as diretrizes e proposições para um transporte público coletivo urbano de qualidade para candidatos ao Executivo e Legislativo estaduais e federal nas eleições de outubro.

As propostas buscam um transporte público melhor e mais barato. Foram elaboradas pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e reunidas na publicação “Eleições 2022 – o caminho da mudança: propostas para um transporte público de qualidade e uma vida melhor”.

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Nela, estão reunidas soluções para uma reestruturação efetiva do transporte público urbano do País. É proposta a atualização do marco legal do transporte público coletivo; critérios de qualidade e produtividade; priorização do transporte público; financiamento dos investimentos e do custeio; e transparência.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM - São os ônibus que transportam o brasileiro. Eles estão, é importante destacar, em todas as cidades, capitais, regiões metropolitanas e ligações entre cidades. Estão onde o metrô nem sonha em chegar, por exemplo

A publicação aborda questões que são discutidas há muitos anos no setor, mas que não são efetivadas. Ou, quando o são, acontecem de forma pontual em uma ou outra cidade. Mas a lógica de quem vivencia os problemas do setor e sabe da importância de priorizar o transporte público por ônibus no País é a de insistir e persistir.

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"O importante é irmos ganhando etapas, como já, por exemplo, conseguimos consolidar a ideia da necessidade de recursos extratarifários, materializada agora, com os recursos para idosos, vindos do governo federal. Embora destinadas às eleições para fazerem parte de propostas, as recomendações/sugestões têm caráter permanentes e continuaremos firmes no debate político”, afirma Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP.

CONFIRA a série de reportagens ELEIÇÕES 2022 - Desafios:

A publicação surgiu a partir de contribuições de toda a cadeia produtiva do segmento de transporte público e contou com o apoio da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

DIVULGAÇÃO - O importante é irmos ganhando etapas, como a consolidação da ideia da necessidade de recursos extratarifários, materializada agora, com a ajuda do governo federal para a gratuidade dos idosos", Luiz Carlos Néspoli, da ANTP

CONFIRA as propostas na íntegra

OS NÚMEROS DO TRANSPORTE POR ÔNIBUS

O ônibus polui 8 vezes menos que um carro (por passageiro transportado)

1 ônibus comum leva o mesmo número de passageiros que 40 carros e usa apenas 5% do espaço na via (um ônibus ocupa 50m2, e 40 carros ocupam 840m2)

O ônibus é o meio de transporte mais seguro que existe. Enquanto 35% das vítimas fatais no trânsito estavam em motos, somente 2% estavam num ônibus

10,8
milhões de passageiros deixaram os ônibus durante a pandemia. Porque não puderam pagar ou porque mudaram de modal

27,8 bilhões de reais é quanto essa perda de passageiros representa financeiramente entre o início da pandemia até abril deste ano

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM - Em 2021, foram R$ 300 milhões colocados no sistema de ônibus pelo governo de Pernambuco, incluindo despesas de custeio


SITUAÇÃO DOS SUBSÍDIOS NO BRASIL

51 sistemas de transporte público por ônibus operantes no Brasil atendem 158 cidades e oferecem algum tipo de subsídio aos passageiros:

22 destinam os subsídios ao custeio de benefícios tarifários, integrações e redução do custo total.

24 utilizam subsídios para promover a separação entre tarifa de remuneração e tarifa pública.

5 subsidiam benefícios tarifários, integrações, para reduzir o custo total e para promover
a separação entre tarifa de remuneração e tarifa pública.


Pandemia ampliou subsídios no País:

Dos 51 sistemas, 49 lançaram mão de subsídios adicionais para reduzir o impacto no equilíbrio econômico-financeiro.

Outros 76 sistemas, que atendem 108 cidades, passaram a adotar subsídios pontuais somente após o início da pandemia.

33,8%
de subsídio público médio para o transporte público em São Paulo, representa apenas 4,8% do orçamento do município

49,9%
de subsídio público médio para o transporte de Brasília compromete apenas 1,7% do orçamento da capital

FONTES DE RECEITAS EXTRATARIFÁRIAS

• Custeio de benefícios tarifários por meio de orçamentos públicos específicos (como descrito acima)
• Tarifa ou taxa sobre exploração de serviço de transporte remunerado por aplicativo
• Exploração de estacionamentos rotativos ou de estacionamentos de longa duração ao longo das vias públicas
• Taxa de compensação cobrada de polos geradores de tráfego, como estacionamentos privados de automóveis
• Multas de trânsito
• Multas pelo transporte irregular de passageiros
• Tarifa de congestionamento e poluição ou pedágio urbano em vias municipais
• Contribuição do Transporte Público Urbano, semelhante à Contribuição de Iluminação Pública

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